sexta-feira, 24 de junho de 2016

SELECÇÃO FEMININA DE SEVENS DE PORTUGAL

foto jpbessa iPhone

A selecção feminina de Sevens de Portugal já está em Dublin para disputar a Repescagem Olímpica dos Jogos do Rio 2016.

Não partiram todas no mesmo dia porque uma delas - a Catarina Antunes - tinha exame na manhã do dia seguinte à partida e foi obrigada a fazer, posteriormente, a viagem sózinha, tendo assim que suportar a enorme e negativa carga psicológica que o facto representa para uma atleta de Alto
Rendimento em vésperas de competição internacional. Mas é o normal neste quadro conjunto de iliteracia desportiva e incumprimento da Lei de que fazem gala e tem caraterizado o entendimento das nossas Universidades. E provavelmente têm teses justificativas bem pensantes... ignorando tão só que os tempos de uma e outra actividade são diferentes e pesam na vida de maneira diferente. Na urgência também.

Enfim... é o resultado de um sistema ignorante dos valores desportivos que, quase como forma de vida, são sempre substituídos por um jogo de interesses assente em conceitos de encher o olho.
Voltando às raparigas e senhoras que se encontram em Dublin.
Para o reduzido nível das modalidades colectivas do Desporto feminino português, o apuramento para esta Repescagem Olímpica - onde se juntam mais quinze equipas das mais diversas origens mundiais - é uma lança em África. Se pensarmos ainda que o rugby feminino português não ultrapassa as 200 jogadoras seniores para um total de menos de 400 jogadoras inscritas, veremos que a façanha é notável.
Classificaram-se, diria surpreendentemente, há cerca de um ano, no Jamor, depois de vencerem a Alemanha, a Dinamarca, a Itália e a Holanda. Mas classificaram-se porque se mostraram lutadoras, assertivas, de mais morrer que perecer, formando um colectivo - a mão do treinador João Mirra esteve também presente nessa construção - que ultrapassou em muito o somatório das capacidades de cada uma. Foram e são formidáveis!
Umas Guerreiras!
Como vos escrevi então de S.Jorge nos Açores, escrevo agora de Lisboa: a materialização dos vossos sonhos está nas vossas mãos, na vossa capacidade colectiva de utilizar a bola e conquistar terreno, na vossa capacidade de marcar ensaios. Fazendo-o umas pelas outras! Transformando as ideias de cada uma numa força convergente capaz de garantir a eficácia colectiva das acções ao tornar o todo muito superior à soma das suas partes.
Sei que não é fácil a tarefa da qualificação - apenas uma equipa terá acesso aos Jogos. Sei até que é muito difícil. Mas sei também da vossa determinação.
Bons jogos, bons resultados, boas vitórias!

Para a história, os nomes: Antónia Braga, Arlete Gonçalves, Catarina Antunes, Catarina Ribeiro, Christina Ramos, Inês Spínola, Isabel Osório (capitã), Leonor Amaral, Maria Heitor, Maria Lezita Guerreiro, Maria Vásquez, Sara Jéssica Silva. Treinador: João Mirra

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores