sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

FINAL RUGBY EUROPE SUPER RUGBY

Amanhã, em Amsterdam pelas 15h00 com transmissão directa pela SportTV, joga-se a final do Rugby Europe Super Rugby entre os Lusitanos e os espanhóis Iberians. Não estando a Geórgia já presente na competição, pela sua qualificação para o nível superior, espera-se que os Lusitanos portugueses possam fazer da final uma boa oportunidade, vencendo os espanhóis, para obterem, pela primeira vez,  o título de Campeões. No entanto o jogo não será fácil até porque os jogadores espanhóis têm estado a competir numa prova com jogos mais equilibrados e portanto com uma intensidade a que os jogadores portugueses não têm estado habituados.

Neste mesmo dia, começa a fase final de Apuramento do Campeão Nacional e da fase final que definirá a equipa que descerá para o Campeonato Nacional da Divisão. No primeiro grupo jogarão as equipas que em cada um dos 3 Grupos de Qualificação se qualificaram nos dois primeiros lugares. Sem praticamente surpresas para além da meia-surpresa com a qualificação do S.Miguel que, com quatro vitórias, se qualificou à frente do CR Técnico que não conseguiu mais do que 2 vitórias…

Depois de 36 jogos disputados mas muito pouco equilibrados como demonstram os resultados, o começo da prova pode estar em perigo: em vez de adiamento oficial da jornada que se devia pelo que se conhecia — avisos não faltaram — do que iria resultar, numa questão evidente de segurança, da depressão “Ingrid” quer no perigo de deslocações, quer no perigo da utilização de campos. Deixou-se correr o tempo e ficou-se à espera das decisões de cada club. E assim, sabe-se lá…

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

BELENENSES CAMPEÃO IBÉRICO

O Belenenses FC venceu a Taça Ibérica ao derrotar S. Salvador por . Com um abraço oval os meus parabéns pela vitória

No TOP12, as principais equipas de cada grupo — SL Benfica, Belenenses, GDS Cascais, CDUL, GD Direito e São Miguel — e quando ainda falta uma jornada para terminar esta fase inicial de apuramento, já estão qualificadas para o grupo do título.  Agronomia, Técnico, CDUP e Académica, disputarão o grupo que definirá as descidas de divisão.

(foto resultados 5ª jornada)

(foto classificação 5ª jornada)

Este organização competitiva é, como já se demonstrou por diversas vezes, muito má, mesmo desastrosa ao não permitir constância de jogos equilibrados, mostrando demasiados vencedores “pré-determinados” e assim dificulta a evolução quer de jogadores quer das equipas. Não tendo visão de futuro, esta competição não serve o rugby português e os seus objectivos e, faltando-lhe intensidade em cada um dos jogos, estabelece no nível da selecção um desequilíbrio entre jogadores que o jogam e os portugueses que jogam em França, impedindo um colectivo coeso e com constante capacidade adaptativa.

Esta desajustada competição é demonstrada pelo resultado da análise Noll-Scully — algoritmo utilizado para demonstrar o nível de equilíbrio competitivo. E com os 1,84 determinados — o factor de equilíbrio é representado pelo valor 1.00 e tudo que seja acima de 1,50 mostra-se desastroso — fica claro que não existe competitividade adequada a uma prova de Alto Rendimento como deve ser o principal campeonato português.

Amanhã, 17 de Dezembro,  joga-se, a contar para a meia-final  da Rugby Europe Super Cup 2025/2026 e às 15h00 no Campo A do CAR Jamor em Lisboa. Espera-se, pesem as dificuldades, a vitória. 








segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

OS MEUS AGRADECIMENTOS



CARÍSSIMO PAULO DUARTE
Ao terminares a tua carreira de 20 anos de Árbitro de Rugby não quero deixar de te agradecer o que a tua qualidade fez pelo Rugby Português. Para além da tua participação no Circuito Mundial de Sevens a tua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 — arbitrando o jogo para a atribuição da Medalha de Bronze feminina entre Fiji e Grã-Bretanha — a que se seguiram os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, trouxeram enorme prestígio ao nosso Rugby. Por isso te agradeço de todo o coração e com profunda Amizade.O jogo de que tanto gostamos foi melhorado e tornou-se internamente mais conhecido graças à tua participação. Muito obrigado.

Sei que, apesar da reforma, o Rugby Português poderá contar com a tua experiência e conhecimento para ajudares a nossa Arbitragem a singrar os melhores caminhos.

Muito obrigado, Caro Paulo. Que o Rugby que nos uniu continue a ser a base do nosso espaço comum.
Grande Abraço Oval!

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores