Amanhã, em Amsterdam pelas 15h00 com transmissão directa pela SportTV, joga-se a final do Rugby Europe Super Rugby entre os Lusitanos e os espanhóis Iberians. Não estando a Geórgia já presente na competição, pela sua qualificação para o nível superior, espera-se que os Lusitanos portugueses possam fazer da final uma boa oportunidade, vencendo os espanhóis, para obterem, pela primeira vez, o título de Campeões. No entanto o jogo não será fácil até porque os jogadores espanhóis têm estado a competir numa prova com jogos mais equilibrados e portanto com uma intensidade a que os jogadores portugueses não têm estado habituados.
Neste mesmo dia, começa a fase final de Apuramento do Campeão Nacional e da fase final que definirá a equipa que descerá para o Campeonato Nacional da Divisão. No primeiro grupo jogarão as equipas que em cada um dos 3 Grupos de Qualificação se qualificaram nos dois primeiros lugares. Sem praticamente surpresas para além da meia-surpresa com a qualificação do S.Miguel que, com quatro vitórias, se qualificou à frente do CR Técnico que não conseguiu mais do que 2 vitórias…
Depois de 36 jogos disputados mas muito pouco equilibrados como demonstram os resultados, o começo da prova pode estar em perigo: em vez de adiamento oficial da jornada que se devia pelo que se conhecia — avisos não faltaram — do que iria resultar, numa questão evidente de segurança, da depressão “Ingrid” quer no perigo de deslocações, quer no perigo da utilização de campos. Deixou-se correr o tempo e ficou-se à espera das decisões de cada club. E assim, sabe-se lá…