domingo, 7 de outubro de 2018

UMA CARREIRA NÃO SE FAZ SOZINHO

AGRADECIMENTOS NA RECEPÇÃO DO PRÉMIO CARREIRA DESPORTIVA ATRIBUÍDO PELA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY
Foto de Daniela Correia
Agradeço à Comissão de Gestão da Federação Portuguesa de Rugby esta distinção que muito me honra e a que posso juntar a lembrança de Duarte Leal, meu querido Amigo e figura cimeira do desporto português e agora também premiado a título póstumo e que foi o primeiro a desafiar-me para treinar, juntamente com o Olgário Borges, a Selecção Nacional de Juniores, abrindo-me assim as portas para a minha carreira de Treinador internacional. Agradeço-lhe reconhecido e com a amizade de sempre.

Agradeço também à minha família, aos meus filhos Raul e Mafalda e à minha mulher Ana que souberam conviver com esta minha vontade e me ajudaram a cumpri-la da melhor maneira.

Agradeço aos que me treinaram:
A Valdemar Lucas Caetano que me ensinou os fundamentos, a Serafim Marques que me trouxe para o CDUL e que esteve sempre presente na minha carreira de jogador, a Pinto de Magalhães, Barreira da Ponte, Luís Miramon, Pedro Cabrita e Pedro Lynce a quem, mais tarde, coadjuvei numa Selecção Nacional. E ainda a Joaquim Pereira — que, espantosamente, ainda treinei numa Selecção Nacional — e César Pegado, companheiros de equipa e que também me treinaram.
Agradeço ao CDUP onde iniciei a minha carreira de jogador e ao CDUL, o meu clube.

Aos meus companheiros de equipa no clube e na Selecção.

Ao Capitão e Presidente da FPR, Raul Martins, ao Presidente da FPR, José Trindade, ao Presidente da FPR, Carlos Amado da Silva. Ao Miguel Ferreira que me convidou para treinar o GD Direito, ao José Maria Vilar Gomes que me convidou para treinar o GDS de Cascais.

Agradeço aos "meus" treinadores: Raúl Patrício, António Coelho, Vasco Lynce, Bernardo Marques Pinto, meu irmão Luís Bessa, Nuno Mourão com quem fiz equipas coesas e determinadas.

Agradeço a todos os que seguraram as pontas para garantir que o trabalho se centrasse no treinar e seleccionar:
Os Directores de Equipa: Albano Rodrigues, João Ataíde, António Silvestre, Armando Fernandes, António Faím e Caleia Rodrigues; os médicos Pedro Granate e Dídio de Aguiar; os enfermeiros Graça Gordo e Manuel Carvalho; o Mário Ferreira, o Fritz.
Agradeço aos jogadores e jogadoras que treinei no Direito, Cascais, CDUL, Sporting e nas selecções nacionais que sempre deram o seu melhor pelos objectivos que nos eram comuns, sendo, naturalmente, parte importante da minha carreira.

Agradeço também aos treinadores que ajudei a formar e que me obrigam a manter-me permanentemente actualizado.

Agradeço ainda aos funcionários e funcionárias da FPR pela pronta, permanente e generosa disponibilidade que sempre me demonstraram.

Agradeço a todos os que colaboraram comigo nas diversas áreas desportivas em que trabalhei e ainda a todos que me me ajudaram em qualquer momento da minha carreira.

Ao receber nesta cidade esta distinção do prémio Carreira Desportiva não quero deixar de lhe acrescentar o valor da memória, lembrando Floris Van der Merwe da Universidade de Stellenbosh que, no seu texto "Rugby in Prisoner-of-War camps During the Anglo-Boers War, 1898/1902"*, admite a possibilidade — "In the case of Portugal, it appears that the Boers introduced rugby to the Portuguese" — de ter sido, precisamente aqui, nas Caldas da Rainha e em 1901, o local onde os refugiados Boers deram a conhecer, com o seus jogos, o Rugby aos portugueses, começando assim a aventura da bola oval que nos trouxe até hoje. Uma particularidade que juntarei ao prémio que recebi.

A todos a quem me referi e em particular aos meus amigos que cabem neste prémio da minha carreira, estou profundamente reconhecido e grato.

MUITO OBRIGADO!

* — texto que me foi dado a conhecer pelo David Evans.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores