quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

SAMUEL E STORTI EM EVIDÊNCIA


 O conhecido jornal francês dedicado ao rugby, Midi Olympique, nomeou os dois internacionais portugueses, Samuel Marques e Raffaele Storti, que jogam em França e ambos no Béziers, para o “Le XV de la semaine” do passado fim‑de‑semana.

Também o Rugbyrama, site associado ao mesmo jornal Midi Olympique, considerou que os dois jogadores pertencem ao grupo que definiram dos 10 melhores jogadores da ProD2 em 2023.

Como se isto não bastasse, Rafaelle Storti foi nomeado pelo site inglês Planet Rugby como um dos melhores cinquenta jogadores mundiais, que lhe atribuiu o lugar 47º entre o 48º, o georgiano David Niniashvili, e o 46º do inglês Maro Itoje. Nesta classificação o 45ª é o Owen Farrell sendo o 44º, o notável Johnny Saxton — tudo boas compamhias para o nosso internacional.

Vendo estas notícias que definem estes jogadores internacionais portugueses — estes Lobos — como membros da elite internacional, não posso deixar de me lembrar de duas situações “particulares” passadas no Mundial de França.

A primeira diz respeito ao verdadeiro disparate da decisão de substituir Samuel Marques a minutos do fim quando Portugal vencia por 18-13, tempo em que a experiência deste excelente leitor e activador do jogo nos poderia ter garantido a vitória. E, porque estava, na bancada, próximo do seu corredor de saída, não esqueço a sua cara de espanto na saída do campo…

Com Storti a estória é outra. Sempre lhe vi qualidades notáveis alicerçadas numa inventiva utilização técnica e táctica das suas qualidades físicas que o transformam num perigo rugbístico constante. No entanto vi sempre do lado do responsável da selecção nacional uma preferência — nunca a percebi — por Vincent Pinto jogador que considero de “passado ilustre e fraco presente”. E se não fosse o acto estúpido de pontapear um jogador galês com a consequente expulsão e castigo — situação que o jogador parece nunca ter percebido a gravidade do seu gesto de acordo com as declarações que prestou posteriormente á comissão disciplinar — tenho quase certo que não teríamos visto Storti e a excelência das suas prestações no Mundial.

Agora, sabendo que Storti — o melhor marcador, com 9 ensaios, da ProD2 —  estará naturalmente disponível para os jogos do Rugby Europe Championship 2024/2025 enquanto se prepara para o retorno ao Stade Français do TOP14, fica-nos a esperança de que Samuel Marques, depois deste reconhecimento das suas capacidades, volte a disponibilizar-se para nos continuar a ajudar pelos melhores resultados.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores