sábado, 26 de abril de 2025

A EQUIPA DOS EUROPEUS

 A RUGBY EUROPA seleccionou as seguintes jogadoras —  com duas portuguesas no conjunto — para da Selecção do Rugby Europe Championship 2025

        Daniela Correia                           Clarisse Augusto

15 - DANIELA CORREIA (Portugal)

14 - GAYA VAN NIFTERIK (Países Baixos)

11 - KIKA MULLING ( Países Baixos)

13 - ZAHIA PÉREZ (Espanha)

12 - ALBA VINUESA (Espanha)

10 - AMALIA ARGUDO (Espanha)

9 - CLARISSE AUGUSTO (Portugal)

7 - ISA PRINS (Países Baixos)

8- LINDE VAN DER VELDEN (Países Baixos)

6 - ANA PERALTA (Espanha)

5 - LOURDES ALAMEDA (Espanha)

4 - INGER JONGERIUS (Países Baixos)

3 - GEMMA SILVA (Espanha)

2- CRISTINA BLANCO (Espanha)

1- SYDNEY DE WEIJER (Países Baixos)  



quarta-feira, 23 de abril de 2025

4ª JORNADA






terça-feira, 22 de abril de 2025

FRANCISCO NÃO MORRE

 




E o RUGBY agradece a visão de um Desporto altamente colectivo e solidário no seu objectivo final com evidente expressão fora do seu campo desportivo.

(Nota: estas fotos foram-me dadas a conhecer pelo Simon Stilwell)

quarta-feira, 16 de abril de 2025

VENCER EM CRACÓVIA

 

Portugal venceu o Torneio de Sevens de Cracóvia, conquistando o título de campeã da World Rugby HSBC Sevens Challenger e, assim, apurando-se para o torneio de acesso às Sevens Series.

sábado, 12 de abril de 2025

EXCELENTE VITÓRIA



A selecção feminina de Portugal — conseguiu um óptimo resultado ao derrotar a Suécia por 38-3 com uma diferença de 35 pontos de jogo — ou seja, considerando que o prognóstico da diferença seria de 21 pontos, favorável à Suécia, a equipa portuguesa marcou uma diferença de 56 pontos. O que é obra e excelente demonstração de maior qualidade.

Marcando 6 ensaios, Portugal dominou toda a partida mostando que desde que lhe sejam dadas oportunidades competitivas internacionais, tem todas as condições para subir de nível qualitativo.

Neste último jogo internacional da época 2024/2025 assistimos ao último jogo internacional da capitã, Daniela Correia, que, com uma vitória e com um ensaio, termina — depois de uma óptima carreira — a sua carreira internacional com uma bela recordação. 

PORTUGAL RUGBY YOUTH FESTIVAL



Com a responsabilidade organizativa do António da Cunha, realiza-se este fim‑de‑semana, 12 e 13 de Abril e no Estádio Universitário de Lisboa, o já tradicional Portugal Rugby Youth Festival que contará, entre equipas portuguesas e estrangeiras com 118 equipas, femininas e masculinas, que comportarão 1650 jogadors estrangeiros e 1500 jogadores portuguueses representativas de diversos países na categoria de U13, U15, U17, U19 e ainda, nas raparigas, das categorias de U15, U18 e U20 e que realizarão 300 jogos.

Uma organização que fica sempre na memória de quem nela participa e que marca a qualidade da capacidade organizativa portuguesa.

TAÇA IBÉRICA

Contra o VRAC, campeão espanhol, o CF Belenenses irá jogar, em Valladolid, a Taça Ibérica, este fim‑de‑semana. O jogo será transmitio pela BolaTV, pelas 15:30 deste sábado. Esperando o seu segundo título, desejámos o melhor dos resultados para os azuis de Belém.youthyouth

PROCURAR A VITÓRIA


 Na terceira jornda do Womenr Rugby Euopean Championship 2025, a Selecção Feminina de Portugal defronta Suécia que, embora seja a mais fraca das adversárias contra quem jogou, continua a ser uma selecção com reultados superiores aos portugueses, ocupando o 20º lugar do Ranking.

Não será portanto um jogo fácil para a equipa poeruguea mas fazemos votos para que, finalmente, as internacinais portuguesas consigam uma vitóro. Boa sorte!

segunda-feira, 7 de abril de 2025

NEERLANDESAS FISICAMENTE MUITO FORTES

 


Basta ver esta fotografia das duas capitãs para se perceber a diferença da constituição física das duas equipas e que acabou por pesar no resultado final om uma diferença — idêntico ao esperado —  de  35 pontos  e com 6 ensaios sofridos.


Desta vez — e muito provavelmente devido à diferença de porte físico — a selecção nacional feminina não conseguiu exibir-se ao nível do que terá feito contra a Espanha. Aproximando-se menos da Linha-de-Vantagem, as jogadoras portuguesas não conseguiram criar situações em que o movimento e o apoio realizado através de linhas-de-corrida divergentes variando com  linhas-de-corrida onvergentes para garantir os desquilíbrios que permitissem a exploração dos espaços. Hoje, cada vez mais. não se pode jogar longe da LV nem tão pouco sem velocidade na subida do ataque. De outras forma a defesa —  que sobe rapidamente — ficará sempre em vantagem numérica e espacial. E o objectivo é o de lançar receptores nos intervalos para garantir o avanço e. continuidade do jogo — vejam-se os jogos da Taça dos Campeões…

3ª JORNADA

 



Ao fim de 3 jornadas realizadas o CF Belenenses tem-se mostrado a equipa mais forte e mesmo contra o melhor ataque impôs a sua defesa e apenas sofreu 2 ensaios. O que significa que começa a tornar-se uma boa realidade a possibilidade de repetição do título nacional para os azuis.                           



Depois dos resultados conseguidos na fase de apuramento, o CDUP tem constituído uma agradável surpresa ao posicionar-se no 2ºlugar já com duas vitórias, posicionando-se, para já, à frente do CR Técnico.







sábado, 5 de abril de 2025

Á PROCURA DA SURPESA



 
De novo contra uma equipa mais poderosa com uma difereça de 10 lugares no ramking mundial, a equipa feminina de Portugal não terá tarefa fácil neste seu jogo fora de casa. Mas a sua última prestação contra a Espanha mostrou uma uma evolução positiva com boas capacidades do jogo-de-movimento. O que significa que se houver elevada confiança nesta forma de jogo, as neerdelndesas dificilmente conseguirão impôr o seu jogo e as portuguesas podem criar uma surpresa. E esperamos qie assim possa ser…

sexta-feira, 4 de abril de 2025

3ª JORNADA GRUPO CAMPEÃO

 


Nesta jornada alguns jogos com interessantes espectativas no GRUPO CAMPEÃO., nomeadamente entre o ataque mais produtivo — S.Miguel — e a defea menos batida —Belenenses, enquanto Direito e Cascais tentam garantir a vitória para que o vencedor se mantenha na proximidade 1º lugar e com a esperança ainda de uma escorregadela belenense. Quanto ao CDUL exige-se-lhe a vitória para eviar a 3º derrota consecutiva.




terça-feira, 1 de abril de 2025

BELO RESULTADO


 As selecção feminina de Prtugal esteve muito bem no jogo contra a Espanha na 1ª Jornada do Women’s Rugby Europe Championship 2025. Com doze lugares, 25º e 13º,  de diferença no Ranking da World Rugby e com o algoritmo a determinar uma diferença pontual de 35 pontos de jogo, a Selecção feminina conseguiu, embora derrotada, uma diferença de  12 pontos, 7/19. O que, na situação de partida, é um resultado muito bom.

Mas o jogo foi mais do que isso. As jogadoras internacionais portuguesa  fizeram — se excepcionarmos o jogo so pé — uma excelente demonstração de domínio dos princípios tácticos-estratégicos fundamentais do jogo. E foi muito bonito vê-las em linhas de corrida de apoio, lendo bem o jogo e a garantir muitas vezes a continuidade do movimento. Placando bem e mostrando uma boa compreensão do ataque à linha defensiva numa constante procura de ultrapassagem da linha-de-vantagem, conseguiram, por diversas vezes, criar situações de quase ensaio.

Tivessem elas mais hábitos competitivos que lhes permitissem uma melhor adaptação à intensidade que os jogos internacionais impõem e a conversa seria outra. Mas mesmo assim o jogo foi muito interessante com bons momentos e as jogadoras e a sua equipa técnica estão de parabéns. 

Esta equipa, se lhe forem garantidas as condições necessárias, tem futuro!

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores