As selecção feminina de Prtugal esteve muito bem no jogo contra a Espanha na 1ª Jornada do Women’s Rugby Europe Championship 2025. Com doze lugares, 25º e 13º, de diferença no Ranking da World Rugby e com o algoritmo a determinar uma diferença pontual de 35 pontos de jogo, a Selecção feminina conseguiu, embora derrotada, uma diferença de 12 pontos, 7/19. O que, na situação de partida, é um resultado muito bom.
Mas o jogo foi mais do que isso. As jogadoras internacionais portuguesa fizeram — se excepcionarmos o jogo so pé — uma excelente demonstração de domínio dos princípios tácticos-estratégicos fundamentais do jogo. E foi muito bonito vê-las em linhas de corrida de apoio, lendo bem o jogo e a garantir muitas vezes a continuidade do movimento. Placando bem e mostrando uma boa compreensão do ataque à linha defensiva numa constante procura de ultrapassagem da linha-de-vantagem, conseguiram, por diversas vezes, criar situações de quase ensaio.
Tivessem elas mais hábitos competitivos que lhes permitissem uma melhor adaptação à intensidade que os jogos internacionais impõem e a conversa seria outra. Mas mesmo assim o jogo foi muito interessante com bons momentos e as jogadoras e a sua equipa técnica estão de parabéns.
Esta equipa, se lhe forem garantidas as condições necessárias, tem futuro!