sexta-feira, 16 de abril de 2010

ENSAIO E A (FAMIGERADA) PRESSÃO

Não há conta para as vezes - a última foi hoje - em que comentadores da SPORT.TV exigem para a validação de um ensaio que haja pressão vertical na colocação da bola no solo.
Pura ignorância e doentia insistência. É só ler as Leis do Jogo que, claramente, estabelecem o necessário para a validação de um ensaio.
Veja-se a Lei 22 – Área de ensaio e as:

Definições
[…]
Se um jogador atacante faz primeiramente um toque-no-solo dentro da área de ensaio adversária, é marcado um ensaio.


Para, mais à frente, se encontrar a definição da forma como deve ser validado um ensaio:

1. TOQUE-NO-SOLO
Um toque-no-solo pode ser feito de duas maneiras:
(a)Jogador com a bola no solo: Um toque-no-solo é o acto dum jogador que, tendo a bola na mão (ou mãos) ou num braço (ou braços), a põe em contacto com o solo dentro da área de ensaio. Não é necessário exercer qualquer pressão vertical de cima para baixo sobre a bola.

Embora devesse estar escrito Jogador toca com a bola no solo (esta é a versão disponível de Agosto de 2008 - a de 2010 parece estar em desenvolvimento (!?)) é fácil verificar – como a própria Lei do Jogo frisa – que não é necessário exercer qualquer tipo de pressão quando se transporta a bola e se toca com ela no solo e dentro da área de ensaio para que um ensaio seja validado.

Pressão que, pelo contrário, é obrigatória para que o ensaio seja considerado válido se – e só neste caso - a bola, já no solo e dentro da área de ensaio, é tocada pela mão ou braço de um jogador atacante. Como diz a alínea b) do ponto 1 da mesma Lei 22:


(b) Jogador exerce pressão vertical de cima para baixo sobre a bola: Um toque-no-solo é o acto dum jogador que, estando a bola no solo dentro da área de ensaio, coloca a mão (ou mãos) ou o braço (ou braços) sobre ela, exercendo uma pressão vertical de cima para baixo, ou cai sobre a bola, de modo a que esta se encontra por baixo da parte anterior do seu corpo, da cintura ao pescoço, inclusive.

Em resumo: se bola transportada, o ensaio é válido desde que a bola toque no chão dentro da área de validação; se bola "solta" e no chão, a validação do ensaio dependerá:
i) da contacto da frente do tronco sobre a bola, ou;
ii) se for realizada, com a mão ou braço, a "tal" pressão vertical e de cima para baixo.

Compreendido? Importam-se de não repetir?

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores