sábado, 24 de abril de 2010

UMA FINAL, UMA FESTA

(o desenho é da autoria da minha amiga Cristina Menezes)

Hoje disputa-se a Final do principal Campeonato do rugby português. Espera-se um dia de festa. Mesmo sabendo que haverá vencedores e vencidos: uns mais contentes que outros; uns mais tristes a maldizer o erro, a falta de lucidez, a indecisão; os mais contentes a deixar para trás tudo o que foi desperdício, mau jogo ou falhas. É assim, uns e outros vítimas da sorte do jogo.

O que se espera - o que eu espero - é que seja uma FESTA! Um bom jogo, divertido de ver, interessante, emotivo de vencedor inesperado até ao final.

O que se espera - o que eu espero - é que, ao contrário do ano passado (uma mesma final entre as mesmas equipas), impere o fair-play dentro e fora do campo. E que o árbitro não seja o sujeito de toda a sorte de insultos a traduzir a enorme culpa das incapacidades das equipas e das frustrações dos espectadores.

Um jogo é um jogo - tem sortes. Numa final alguém perde e alguém ganha com mais e menos justiça. É assim: faz parte do jogo. Faz parte do interesse do jogo que, vivendo também de outros interesses - soluções tácticas colectivas, de mini-unidades, de oposição do forte ao fraco, de diversas inteligências, de acutilâncias técnicas - vive muito da emoção.

Emoção e razão, dois ingredientes essenciais para que a tarde seja interessante. Deixar correr o sentimento de pertença mas adoçá-lo com a razoabilidade cívica - para um gozo maior: porque se um perde é porque o outro terá feito qualquer coisa para ganhar. O mérito há-de lá estar, bastará querer ver.

Aos jogadores das duas equipas, Agronomia e Direito - muitos deles internacionais e habituados aos grandes palcos da tensão e da pressão competitivas - os meus votos para que possam deixar fluir as suas capacidades e provoquem um bom jogo. Ao árbitro,Pedro Murinello - também ele antigo jogador internacional - os votos de uma tarde acertada e de boa arbitragem.

O que se espera - o que eu espero - é que o jogo seja BOM!: bem jogado, bem disputado e em bom clima. Que seja uma FESTA do RUGBY!

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores