sábado, 11 de maio de 2013

GANHAR É POSSÍVEL

Não será fácil a vida do "sete" de Portugal nesta última e decisiva etapa do SWS 2013 em Londres. Saber-se que está em jogo a possibilidade de jogar de novo no próximo ano junto dos melhores pesa sobre a equipa e sobre cada um dos jogadores - é natural que assim seja: os jogadores vão sentir a pressão que envolverá a equipa e que, se bem utilizada, pode transportá-la para um estádio superior; se mal, para uma equipa descaracterizada e sem capacidade.

E como será possível utilizar a pressão para transformar a equipa numa força superior à soma das suas partes? A primeira das necessidades a agarrar estará no estabelecimento de uma plataforma de confiança que permita que cada um possa correr os riscos necessários ao jogo com apoio dos companheiros. E pode o "sete" de Portugal construir esta confiança? Claro que pode se tivermos em atenção que já construiu alguns excelentes resultados esta época e neste circuito... e se a memória e as sensações voltarem...

A segunda das necessidades tem a ver com a atitude que os jogadores transportam para o campo e que significará a capacidade de se superarem enquanto indivíduos e se transformarem num colectivo solidário, resiliente e compacto. E o "sete" de Portugal já mostrou por uma ou outra vez ser capaz de atingir esse estádio...para o que se torna de novo necessário encontrar no espaço da memória as sensações desses momentos, recuperá-las e usá-las da forma mais eficiente em cada momento.

Estas duas necessidades exigem uma concentração profunda e que possa, em cada troca de olhares, garantir que cada "eu" se transforma num enorme "nós" capaz de fazer fluir, em movimentos comuns, os automatismos treinados durante meses, potenciando competências e superando fragilidades.

Defenidos os propósitos - atingir um dos três primeiros lugares; alinhadas as perspectivas - lendo da mesma maneira, agindo e reagindo coordenadamente e determinando o objectivo comum do alinhamento colectivo; sincronizando movimentos - criando as sincronias necessárias para transformar um momento numa força capaz de se impor e explorar as fraquezas adversárias, o grupo transformar-se-á numa equipa ganhadora. Uma equipa adaptável, plástica e alinhada. Resiliente e ganhadora.

Não será fácil a tarefa do "sete" de Portugal neste fim de semana. As responsabilidades são enormes: destes resultados dependerá muito do futuro do Sevens em Portugal. Tenho a certeza que os jogadores o sabem e o sentem. E que se prepararam para ultrapassar as dificuldades, as contrariedades, os vários momentos de descrença ou os diversos medos: de falhar ou de ganhar; de deixar fugir as oportunidades.

Ganhar exige muito de cada um e de todos: só se ganha se houver vontade suficiente, espírito de sacrifício capaz e compromisso total. À vitória, portanto.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores