domingo, 12 de maio de 2013

SÓ MAIS DUAS

O "sete" de Portugal ultrapassou neste primeiro dia o mínimo exigível - classificar-se acima do meio da tabela - para traduzir os jogos em três vitórias e atingir o primeiro lugar do seu grupo. O que, dando garantias e confiança, não significa ainda qualquer vantagem objectiva para a manutenção no World Series. Precisamos ainda de duas vitórias - a primeira, graças à boa classificação conseguida, contra a Geórgia que se mostrou a pior das selecções presentes; a segunda ao disputar a meia-final. Duas vitórias é o que falta ao "sete" de Portugal para alívio de todos nós. E que são possíveis!

O que exige não deitar fora quaisquer oportunidades que surjam no jogo, construídas ou oferecidas.

Este segundo dia é sempre um dia mais difícil do que o primeiro - o bota fora, os jogos a eliminar, nunca são fáceis e exigem uma enorme concentração e determinação por parte dos jogadores. Para além disto, há ainda o peso do fantasma de no segundo dia nunca o "sete" de Portugal ter conseguido qualquer vitória. Não vai ser fácil atravessar o espaço da estrada em dia de cheia - mas não é inultrapassável! É possível!

E possível porque o "sete" de Portugal é melhor equipa do que todas as outras equipas que disputam a mesma qualificação. Bastará portanto jogar ao nível que já mostrou estar ao seu alcance.

Os jogos de eliminação directa jogam-se na zona dos erros, cometendo o mínimo e explorando eficazmente os do adversário. O que exige um nível superior de concentração e disponibilidade. E o "sete" de Portugal tem de, objectivamente e para cumprir a missão da manutenção, elevar os seus níveis de concentração - para não cometer erros de apreciação, melhorar os níveis de decisão e evitar invenções sem perder criatividade.

Se a esta necessária superior concentração juntarmos a determinação adequada ao desporto de combate que é o Rugby, o "sete" de Portugal estará em condições de se qualificar nos lugares que garantam a presença no World Series 2014, mantendo assim as hipóteses portuguesas para se bater por um dos - se forem mais do que um... - lugares europeus para os Jogos Olímpicos de 2016.

Concentração, determinação, controlo das oportunidades e a sorte sempre necessária. As possibilidades são boas. Aproveitemos então!

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores