sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

PORTUGAL-BÉLGICA FEMININO: 2º jogo internacional

 

A selecção feminina portuguesa obteve contra a bem mais experiente Bélgica, um belíssimo resultado, conseguindo conquistar 2 pontos de ranking — o que é muito bom porque não é fácil conseguir tantos pontos num só jogo (contra o Canadá a equipa masculina, apesar da vitória, só obteve 0,20 pts) e subiu 4 lugares — do 53º para o 49º.
Ao vencer um jogo que era suposto, de acordo com o posicionamento do ranking feminino da World Rugby, ser perdido, as rugbistas portuguesas deram uma notável demonstração de capacidade. Para além do mais e apesar da pouca experiência no domínio de XV ainda houve dificuldades, devido à pandemia, para formar a equipa — e por isso mesmo tiveram que jogar sem chutadora. Mas a atitude demonstrada fez o necessário. Aliás esta dificuldade para formar a equipa veio demonstrar que há mais profundidade com qualidade do que se poderia pensar.
A equipa jogou francamente bem e deu uma excelente — e, para muitos, pouco esperada — demonstração de conhecimento do jogo. O movimento da equipa, seguindo colectivamente o movimento da bola e distribuindo-se no terreno de jogo de acordo com as possibilidades da continuidade foi francamente bom quer em defesa, quer em ataque — e a combinação da “dobra” feita no desenvolvimento de jogadas ao largo, foram bem realizadas, no tempo adequado e com muita eficácia. Um gosto de ver — já para não falar na capacidade demonstrada no jogo no chão ou mesmo nos alinhamentos. 
Com este exemplo seria importante não perder o balanço e, para além de mais jogos de XV, uma reorganização das competições internas que permita um salto competitivo que habitue as jogadoras portuguesas ao nível internacional. Esta roeganização não será fácil como fácil não é ampliar o rugby feminino — mas uma boa e muito bem organizada divisão de XV e Sevens pode ajudar a resolver o problema. Elas merecem!
Este jogo contra a Bélgica levantou alguma celeuma porque houve gente que, desconhecendo a realidade da história da modalidade e da sua cultura, ignoraram o conceito de “jogo-teste” e resolveram decidir que este seria o primeiro jogo “oficial” de uma selecção feminina portuguesa  — os “jogos-teste” fazem como sempre fizeram parte da cultura da modalidade e não é necessário que um jogo para ser “oficial”— isto é, que se realize de acordo com as normas competitivas vigentes e veja o seu resultado reflectido na tabela oficial do ranking — esteja integrado em qualquer competição (como aliás aconteceu com os jogos-testes com o Canadá e o Japão). Portanto não era e não foi! O primeiro jogo de uma selecção feminina portuguesa realizou-se em 1995 em Heidelberg contra a Alemanha.
Demonstração:
a) A revista oficial da Federação Portuguesa de Rugby, Rugby Magazine, no seu nº10 datado de Junho de 1995 refere na sua página 3 e sob a chamada “ESTREIA NA ALEMANHA” um título “Selecção feminina não resistiu” onde, no início do artigo, informa que: “A equipa portuguesa feminina denominada “As Lusitanas”, jogou em Heidelberg com a sua congénere alemã, naquele que constituiu o primeiro encontro internacional de Portugal (…)”. Está portanto oficialmente admitido pela FPR da altura como jogo-teste, como, aliás, existem diversos no historial da selecção masculina.
b) E foi um jogo-teste porque assim foi considerado pela International Rugby Board — agora World Rugby — que aplicou as regras do seu ranking da altura e que estabeleciam que qualquer equipa que tivesse realizado um jogo internacional em 1987 receberia 80 pontos e que todas aquelas que o realizassem posteriormente descontariam 2 pontos por cada ano de diferença. E assim, Portugal jogando em 1995, viu ser-lhe atribuídos 64 pontos de ranking [80-(1995-1987)x2=64]. 64 pontos que duraram — mesmo sem qualquer jogo realizado — até Janeiro de 2020 altura em que Portugal ocupava o 13º lugar do ranking e se encontrava colocado à frente de 43 países, nomeadamente da África do Sul, que já tinham efectuado diversos jogos internacionais…No sentido de equilibrar a tabela, a WR, em Novembro de 2020, retirou pontos a Portugal — que desceu assim ao 53º lugar com 34 pontos — estabelecendo a pontuação com que Portugal se apresentou frente à Bélgica. 
Portanto, dois jogos internacionais integrados no Women´s Ranking da World Rugby, atribuindo naturalmente o título de internacional às jogadoras que participaram efectivamente nos dois jogos.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores