Tendo como último resultado entre as duas equipas o empate (16-16) do Mundial que apurou Portugal, este jogo de Coimbra terá à partida o interesse de duas equipas que querem ganhar o jogo e mostrar, uma, que a sua passagem no Mundial foi justa e, outra, a querer demonstrar o contrário. Boa luta portanto em perspectiva.
De acordo a classificação no ranking e com a visão dos adeptos e embora nada se saiba enquanto escrevo da constituição da equipa (e tão pouco se haverá transmissão televisiva…) Portugal é o favorito. Melhor classificado e com mais pontos terá, naturalmente, um passado que justifica uma vantagem competitiva. Por outro lado os USA estão a preparar-se para terem acesso ao Mundial 27 e, uma vez que terão o Mundial de 31 em casa, precisam de vitórias e de trepar no ranking da World Rugby
No jogo que opõe Espanha ao Uruguai, a vitória — embora se preveja apertada — deverá pertencer aos do outro lado do mar. Mas é também bom lembrar que a Espanha apresentará alguns jogadores que actuam no TOP14 e que poderão fazer a diferença.
A jornada dos Autumn Nations Series abre com um jogo de grandes expectativas: Irlanda-Nova Zelândia. Com a sua habitual tenacidade e jogando em casa, os irlandeses fazem figura de favoritos mas, seja qual fôr o resultado, o jogo deverá ser muito interessante e veremos qual das duas equipas demonstrará melhor rapidez na disponibilidade da bola nos breakdowns. Aos AllBlacks caberá ainda mostrar uma maior disciplina, adaptando-se melhor à arbitragem.
O jogo que está a causar muitas expectativas — todos, com excepção do Itália-Argentina que pode ser muito equilibrado e com momentos muito interessantes na procura de movimentação da bola e da continuidade do jogo que ambas as equipas procuram, têm vencedor declarado — é o Gales-Fiji. O jogo é muito importante para os galeses que necessitam, depois de 5 derrotas nos cinco últimos jogos, de conseguir uma vitória. Mas vai ser um combate intenso neste fim-de-semana de sofá.