Quase a terminar as Autumn Nations Series 2024 a França venceu a Argentina e, apesar de alguns abrandamentos, demonstrou mais uma vez que, apesar de se considerar apenas em preparação para o Mundial de 2027, será a principal candidata ao Seis Nações 2025.
De facto, a variedade de soluções que o seu jogo atacante permite a que se junta uma notável organização defensiva da responsabilidade do inglês Shaun Edwardse, está a fazer da França uma equipa em franco progresso de que as três vitórias nos três jogos recentes da Autumn Series são o último e visível exemplo.
Nos jogos restantes do Autumn Nations Series, o Escócia-Austrália será aquele que está a criar as maiores expectativas uma vez que oa australianos tem vindo a melhorar a sua capacidade competitiva e a Escócia, que apresentará uma equipa mais adulta do que aquela que venceu Portugal, não quererá ter uma derrota em casa. Aliás o prognóstico, dando a vitória à Escócia mas por uma diferença de pontos que não será significativa, mostra que podemos ter um jogo de nos manter agarrados ao ecrã até aos minutos finais.
Nos outros jogos os vencedores, pelas diferenças de posições classificativas, parecem encontrados. Mas será interessante ver se Gales consegue evitar a 12ª derrota consecutiva e abrir uma luz no seu jogo internacional. Mas não será fácil jogando contra a actual melhor equipa mundial…
Nos Jogos Teste haverá um Espanha-USA que interessa aos portugueses porque são duas equipas do nosso espaço competitivo — embora nenhuma delas nos possa impedir de chegar ao Mundial na 1ª fase que começara em Fevereiro. Mas saber o resultado final servirá para nos situar…