sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ESCOLINHA DA GALIZA

Ontem estive no jantar em favor da Escolinha de Rugby da Galiza. Para além da recolha de fundos a que se destinava - e deve ter havido resultados aceitáveis pela solidariedade evidenciada - devem ser relevados dois aspectos que tornaram a cor da festa mais viva: o compromisso do Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, da construção de um campo para o desenvolvimento do plano desportivo da Escolinha de Rugby da Galiza e a extensão à Damaia da Escolinha e dos seus princípios.

O compromisso do campo representa a garantia de que o projecto Escolinha tem melhores condições para continuar o notável trabalho que a incansável Maria Gaivão - sonho e vontade inabaláveis - tem vindo a realizar, conseguindo criar sinergias e envolvimentos onde pareceria impossível chegar. Das vontades que permitiram a Escolinha chegar onde já está - vai haver um salto, delicado mas corajoso, para o rugby de XV - espero a melhor atenção para o ponto crítico que os transportes representarão nesta nova fase de desenovlimento do projecto da ATL da Misericórdia de Cascais.

A extensão à Damaia constitui uma excelente novidade. O Desporto, onde apenas contam as cores das diferentes camisolas, onde o mérito e o talento tem óbvio reconhecimento e onde se aprende a transformar o erro em experiência com a derrota e a vitória a pertencerem à mesma moeda, tem características únicas de inserção social; o Rugby, em particular, com os valores que lhe são próprios - e que encabeçam o rótulo desta página - apresenta condições ideias para integrar e abrir horizontes.

Gostaria ainda que este exemplo de continuidade, desenvolvimento e clareza de objectivos que a Escolinha de Rugby da Galiza nos mostra, desse as forças necessárias e possibilitasse a mesma continuidade ao programa "Desperta no Desporto" [ver aqui] - apontado a jovens que habitam bairros problemáticos e com os mesmos objectivos de insersão social e abertura de horizontes - que foi lançado em Março de 2010 pelo Governo Civil de Lisboa e Câmara de Loures no âmbito do Contrato Local de Segurança (e que, então, era coordenado pelo Rafael Lucas Pereira e que tem a componente Rugby no seu espaço) e que não tem - a crise afecta tudo - passado os melhores dos dias...

À Maria Gaivão e a todos os seus colaboradores, um grande abraço. O Rugby é mais do que um jogo!

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores