sexta-feira, 27 de abril de 2012

O LASTRO DE CAMPEÃO

Quem ganha muitas vezes ganha-lhe o hábito - o que só o favorece. Aquilo a que muitos chamam "estrelinha de campeão", como se a sorte fosse a principal responsável por estas coisas de ganhar e perder desportivamente, não passa do resultado dessa circunstância que constitui o lastro da vitória.

As equipas que desenvolvem, por resultados conseguidos, hábitos de vitória criam um lastro, um conceito, uma atitude, que lhes permite ir buscar capacidades que parecem inexistentes e virar situações já dadas como inultrapassáveis. O hábito de ganhar - e ás vezes basta só a memória de ganhar naquelas circunstâncias - cria uma auto-confiança que permite ultrapassar dificuldades, transformando-as em aparentes e ilusórias. E, assim, se vão buscar resultados...

Foi com este lastro de campeão que o Direito surpreendeu o CDUL e ia conseguindo uma vitória na qual ninguém apostaria. E não se tratou de outra coisa que não o lastro de campeão que ainda formata a equipa: Direito mostrou que, desde a formação inicial da equipa até ao débil conteúdo táctico apresentado - jogando 20 minutos contra catorze adversários nada mostrou de adequado alinhamento a essa vantagem - não seria o opositor eficaz e necessário para chegar à vitória. No entanto ... o lastro de campeão inculcado na equipa, permitiu que a defesa funcionasse e que o CDUL se deixasse apanhar na armadilha da dúvida e tornasse os seus pontos fortes em vulgares incapacidades.

No final do jogo, com o António Penha e Costa e o Francisco Lucena - companheiros de anos no CDUL e internacionais - em conversa sobre as vantagens do lastro, lembramos que tivemos vitórias - quando foi preciso virar jogos - só possíveis pela atitude que íamos buscar a esse lastro de vitórias que nos formatava a auto-confiança que permitia fazer o que já se pensava impossível. E assim ganhamos mais jogos, mais taças, mais títulos.

E neste actual campeonato jogado numa errada e desajustada fórmula competitiva, o lastro de que dispõem os jogadores de Direito pode torná-los - se apurados para uma finalíssima onde os diabos decidirão dos pormenores - ainda e de novo campeões. Ganhar ajuda a ganhar.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores