sexta-feira, 13 de abril de 2012

COMPARAR DIFERENÇAS



Com JPR Williams em Lisboa no Portugal Rugby Festival 2012
Foto de António Lamas
 Durante o recente Portugal Rugby Festival 2012 realizado no Jamor tive tempo suficiente para conversar com John Williams - o célebre JPR da grande equipa de Gales dos anos 70 - e com a sua mulher Scilla. Admirador da sua forma de jogar, conhecedor do seu curriculum, fui, à medida das conversas, comparando diferenças.

Tendo praticamente a mesma idade - nasci em 1947, ele em 1949 - e tendo os dois jogado na mesma posição, defesa - embora eu tivesse ainda jogado como terceira-linha e médio-de-formação (tenho ainda uma camisola de Portugal com o nº9 que não cheguei a utilizar por boas razões - estavamos em 74, o jogo era a 27 de Abril na então Checoslováquia e o 25 de Abril tinha fechado os aeroportos) - temos uma visão muito próxima do jogo. Mas temos mais pequenas coisas em comum...

Ele é galês e eu sou neto de galesa. Ambos fomos jogadores de ténis - eu, jogava em Miramar e na Foz e fui vice-campeão nacional de juniores; ele, venceu o British Junior, foi finalista no Junior Wimbledon e fez parte da selecção junior britânica da Taça Davis. Ambos fomos internacionais de rugby: eu, por Portugal; ele, por Gales e pelos British Lions. Eu joguei no CDUP e no CDUL (e uma vez pelo Benfica contra uma equipa inglesa - ainda guardo a camisola que me foi então oferecida) e fui sete vezes campeão nacional; ele, jogou pelo Bridgend RFC, London Welsh RFC, Barbarian F.C., Natal e Tondu RFC e deve ter sido campeão galês informal por duas vezes (não havia então campeonato formal). Durante o tempo que joguei marquei e dei a marcar muitos ensaios - e de alguns deles guardo, ainda hoje, boa memória; ele, participou no meu  Melhor Ensaio de Sempre - Barbarians-All Blacks de 1973 ver aqui.  Eu tornei-me treinador (grau III), fui seleccionador/treinador nacional de Juniores e Seniores (2 vezes), campeão com o Cascais e com o CDUL (II divisão) e uma Taça de Portugal com o Direito - o que me terá dado o prémio de Melhor Treinador Nacional pela FPR em 1993/94/95/96; ele, foi presidente do Bridgend RFC e não deve ter sido campeão.

Eu sou Comendador da Ordem de Mérito - título republicano - e membro da Ordem dos Arquitectos ; ele é Member of the Most Excellent Order of the British Empire (MBE) - título naturalmente monárquico - e Fellowship of the Royal College of  Surgeons (FRCS). Ou seja: eu sou arquitecto e ele é cirurgião médico. E embora tenhamos duas iniciais comuns - JP - no início do nome, eu sou conhecido no rugby português e ele é uma figura mundial da modalidade.

Na distância que vai da periferia ao centro do rugby, uma enorme comparação de diferenças... com uma componente comum: qualquer de nós gosta muito do rugby e do actual XV de Gales.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores