sábado, 28 de abril de 2012

SPORTING (RE)INICIA, COLÉGIO MILITAR LANÇADO

foto de wiki Sporting
O Sporting Clube de Portugal retorna ao rugby. Sendo um dos fundadores do rugby em Portugal - foi, com o Royal F.C. e em Novembro de 1922, um dos participantes no primeiro jogo de rugby entre equipas portuguesas e foi também fundador da Associação de Rugby de Lisboa (Janeiro de 1927) - tem ainda o rugby marcado na sua camisola representativa de hoje - de riscas verdes e brancas horizontais - por ter sido aquela que era usada pela sua secção de rugby no anos 20 do século passado e que, num jogo no Brasil (1928), por mais fresca e em melhor estado, foi pela primeira vez, utilizada pela equipa de futebol.

Não faltando, como se lê da história, ligação à modalidade, saúda-se com agrado - prevendo-se interessante, mobilizador e de boas consequências para desenvolvimento do rugby português - o retorno à actualidade de um parceiro de sempre. As secções de captação começam este sábado no Estádio Universitário de Lisboa. 

Neste mesmo sábado realiza-se no Colégio Militar um convívio de Rugby Juvenil. Deste Colégio que, não tendo - apenas existiu uma experiência temporária nos anos 80 levada a cabo por Roberto Durão (pai) - qualquer ligação à modalidade, proporcionou um número elevado de jogadores internacionais seus ex-alunos, vê agora a modalidade integrada na sua área desportiva de uma forma que se pretende sustentada. Dada a qualidade da sua formação desportiva, a integração do rugby nos seus programas - que melhor desporto do que o rugby (de valores ver aqui, colectivo, de combate, de pensamento estratégico próximo da batalha ver aqui) para uma casa de educação de base militar? - proporcionará futuramente ao rugby português, quero crer, jogadores de excelente craveira.

São duas boas notícias.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores