segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

OBJECTIVIDADE: JOGAR BEM AS OPORTUNIDADES

Excelente jogo este no irlandês Kingspan Stadium de Belfast entre o Ulster - uma das regiões do rugby irlandês - e o Clermont - uma das melhores equipas francesas - na 3ª jornada da Taça dos Campeões Europeus em Rugby. Com nove ensaios o jogo foi sempre espectacular e a vitória - que podia ter sido para qualquer uma das equipas - esteve em dúvida até ao final.

Curioso é verificar que o Ulster, ganhando com 5 ensaios, tem nos outros elementos estatísticos resultados inferiores, desde a possa da bola, passando pelas ultrapassagens de defensores ou Linha de Vantagem, até ao número de metros de transporte de bola. Ou seja: o Clermont perde o jogo mas domina em praticamente todos os aspectos. Porque perde então?
A razão principal é a de sempre: o mais importante para conseguir traduzir a posse da bola em pontos  é a eficácia da sua utilização e não o domínio da sua posse. Isto é, é a capacidade de aproveitamento das oportunidades que importa. O que implica a mesma capacidade de compreensão do que são os movimentos defensivos alargada ao maior número possível de jogadores da equipa - e essencialmente aos que constituem o losango de ataque.
E onde é que os franceses desperdiçaram o seu maior domínio? Pelo que vi, penso que dois aspectos foram dominantes na incapacidade de traduzir o domínio em pontos: um, as linhas de corrida demasiado abertas das suas linhas atrasadas - hoje, ao contrário daquilo que foi uma escola em França, os três-quartos franceses mostram grandes dificuldades em "entrar no passe" - permitindo a acção efectiva da defesa deslizante; dois, a incapacidade de jogo de passe dos avançados dentro da defesa adversário, preferindo a permanente colisão e deixando que a defesa irlandesa - e a defesa irlandesa é, por norma, de uma grande solidariedade e generosidade colectiva - os levasse ao chão e parasse o movimento ou mesmo garantisse mauls para ganhar a introdução da formação ordenada.
O Rugby Vision, o site de Niven Winchester de que já aqui dei nota, prognosticou uma vitória do Ulster com 61,1% de hipóteses e por 4 pontos, falhando apenas por 3 pontos. Para a 4ª jornada, sendo o jogo em França, o Rugby Vision prognostica a vitória do Clermont com 66,2% de hipóteses e por 6 pontos. 


Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores