segunda-feira, 9 de maio de 2022

PONTAPÉS DE DESEMPATE. UMA BOA SOLUÇÃO



No recente Munster-Toulouse dos 1/4 de final da Taça dos Campeões, tivemos oportunidade de ver uma forma de desempate inovadora e muito interessante para jogos a eliminar.

Terminados os 80 minutos do jogo com as duas equipas empatadas, procede-se à realização de um tempo-extra de 2 partes de 10 minutos cada.

Se no final do tempo-extra as equipas se mantiverem empatadas, serão contabilizados o número de ensaios marcados por cada equipa, atribuindo a vitória à equipa que tenha marcado mais ensaios no final dos 100 minutos de jogo disputados.

Caso o número de ensaios seja o mesmo, proceder-se-à a uma “competição de penalidades” de acordo com as seguintes regras:  

  • Cada equipa escolhe 3 chutadores entre os jogadores que estavam em jogo quando o tempo-extra terminou;
  • Serão realizados 2 pontapés de desempate por cada um dos jogadores nomeados, sobre os pontos determinados sobre a linha-de-22 e sobre a linha-de-10 metros, num total de 12. Os pontos de colocação da bola (ver figura) serão os seguintes:
    1. Para os Chutadores 1 de cada equipa: no ponto central da linha-de-22;
    2. Para os Chutadores 2 de cada equipa: no ponto de cruzamento do lado direito da linha-de-22 com a linha-de-15 metros 
    3. Para os Chutadores 3 de cada equipa: no ponto de cruzamento do lado esquerdo da linha-de-22 com a linha-de-15 metros;
    4. Para os Chutadores 1 de cada equipa: no ponto central da linha-de-10 metros;
    5. Para os Chutadores 2 de cada equipa: no ponto de cruzamento do lado direito da linha-de-10 metros com a linha-de-15 metros; 
    6. Para os Chutadores 3 de cada equipa: no ponto de cruzamento do lado esquerdo da linha-de-22 com a linha-de-15 metros.
  • O desempate terminará quando a diferença de sucesso de uma equipa seja inalcançável pela equipa adversária com as tentativas que ainda lhe restem. Caso, após a realização dos 12 pontapés de penalidade, se mantenha a igualdade, os chutadores, pela sua ordem inicial, chutarão do centro da linha-de-10-metros (ponto 4.) de acordo com o conceito de “Morte Súbita” (quem falha, morre!)

Esta forma utilizada na Heineken Champions Cup tem diversas vantagens, começando por colocar como 2º factor de desempate e após suplementar tempo de jogo, o número de ensaios — de acordo aliás com a importância que se lhes atribui e já demonstrada pela criação dos “pontos de bónus” — e fazendo da execução dos pontapés-de-penalidade de desempate um espectáculo entusiasmante, exigente ao obrigar à disponibilidade de 3 chutadores em cada equipa e bem organizado pela facilidade da definição dos pontos de colocação da bola que não terá que ser a mesma — como acontece com os colocadores — para cada jogador.

Esta forma de organização de desempates em competições a eliminar, poderia, pelas vantagens que demonstra, ser integrada nos regulamentos que regem o Rugby português.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores