domingo, 28 de maio de 2023

GD DIREITO CAMPEÃO

Num jogo em que os campeões se fazem e que me trouxe muito boas memórias de outros tempos — treinei as duas equipas — o Grupo Desportivo de Direito conquistou o título de Campeão Nacional 2022/23 ao derrotar, na final do TOP10 da Divisão de Honra, o Dramático de Cascais por 31-23.

Foi, esta época, o 4º jogo entre as duas equipas e Direito, que perdeu os 3 primeiros, não deixou escapar o jogo mais importante que lhe deu o 12º título. Num jogo que teve o resultado muito equilibrado (23-23 aos 76’ com 3 ensaios para cada equipa), a equipa de Direito soube, sobre o final do jogo e com uma excelente perfuração de Jerónimo Portela que explorou muito bem a desarticulada subida da defesa do Cascais, impôr-se e conseguir a diferença de 8 pontos final. Embora o jogo tenha tido a sua principal emoção na marcha de resultado e não tenha sido, com uma baixa intensidade, de uma qualidade cativante, foi a final do nosso campeonato e definiu o Campeão Nacional: Direito!

Perguntado ao Presidente Luís Filipe Morais — que mostrou muito bem a felicidade da conquista quando se juntou no campo à equipa para a recepção do trófeu — quais os 3 factores que permitiram a vitória do GDD neste campeonato, respondeu:

    1º — Equipa Técnica que trouxe uma  nova metodologia e disciplina de treino (a Equipa Técnica tem como Treinador Principal Enrique Pichot, Rui D’Orey, treinador de avançados/alinhamento, Bernardo Mota, treinador de avançados/formação-ordenada e José Carvalho, preparador físico);

    2º — Uma nova geração de Jogadores da Formação que, aliás, mostram uma boa qualidade técnica e conhecimento táctico do jogo;

    3º — A coesão do Grupo.

Coesão que, digo eu, ultrapassa a equipa — jogadores e técnicos — e se estende à envolvente formada pelos dirigentes que garantem a organização necessária que compõe o ramalhate das equipas vencedoras  como foram Luis Filipe Morais e Lino Tudela. Parabéns! 

Com dois grupos — claques — de cada lado da bancada principal a animar as equipas e a cumprir os propósitos de bom comportamento deixados pelas direcções dos dois clubes, esta final representou bem aquilo que se pretende do Rugby: desportivismo, respeito mútuo e procura do melhor resultado sem desistências.

[podia ter escrito na altura mas vai agora: dois Amigos meus, o João Ataíde e o Miguel Portela, estão babadíssimos com a vitória do GDD no campeonato nacional. Porque os netos do primeiro os Rosa, Pedro e Francisco, com dois ensaios marcados e os filhos do segundo, Jerónimo com o ensaio final e Duarte, são campeões nacionais e o avô e o pai, desportivamente contentes como nunca!                       E não esqueço também outros Amigos, o José Luís Vareta, também pai babâdo com o filho José Maria, o Pedro Granate com o filho João ou o Picão com o filho Manuel, todos também campeões!]

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores