sexta-feira, 29 de agosto de 2025

COMPARAÇÃO DE CAPACIDADES

RUGBY CHAMPIONSHIP 2025 - 2ª JORNADA 

Perder pelos próprios erros — James O’Connor, abertura australiano, deitou fora 8 pontos em pontapés aos postes — e, segundo Nigel Owen, também por um erro grave do árbitro — perfeitamente visível mas que, num acto de abusiva censura, a World Rugby retirou o vídeo do seu site —sem esquecer o papel muito positivo — metade dos pontos à sua conta — do “abertura” sul-africano, Handré Pollard.

A capacidade defensiva da Argentina com 83% de sucesso deve ter estado — apesar de ter narcado menos um ensaio do que os AllBlacks — na base da vitória. De facto os jogadores argentinos bateram-se com grande atitude, não cedendo terreno e retirando espaço ao ataque neozelandês para conseguir uma vitória que deixou o país em festa. No entanto, frise-se que a indisciplina dos neozelandeeses, para além de permitir a marcação de 15 pontos  aos argentinos.em penalidades, levou ainda a 3 cartões amarelos obrigando a 9 minutos de 13 allblacks  contra 15 argentinos…


Este  facto levou a que Graham Henry, um dos grandes treinadores mundiais — Gales e Nova Zelândia e campeão do mundo em 2011— a dizer o que alguns de nós também dizemos: o Livro de Leis do Jogo é demasiado complicado para ser bem compreendido quer por adeptos, quer por jogadores e treinadores. A sua proposta de uma total revisão é bem-vinda e espero que a World Rugby oiça e proceda à sua simplificação e assim permitir que o rugby seja melhor compreendido, melhor jogado, tornando-se mais acessível e mais atraente.


Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores