Este fim-de-semana começa o Rugby Championship que, envolvendo as quatro melhores equipas do Sul, podemos designar por Quatro Nações numa comparação nominal com o nosso Seis Nações. Para nossa sorte a SPORTTV irá transmitir todos os jogos desta competição.
Os principais favoritos à vitória final, serão os dois primeiros classificados — África do Sul e Nova Zelândia — do ranking mundial. De qualquer maneira espera-se que, dados os últimos resultados, . — lembre-se que a Argentina venceu os British&Irish Lions bem como a Austrália — que são melhores do que as diferenças classificativas dos valores do ranking e assim os jogos tenham tendência ao equilíbrio.
Como novidade o facto dos australianos terem terminado com os efeitos da “Lei Giteau” — obrigação de um mínimo de 60 internacionalizações e de sete temporadas cumpridas no Super Rugby para poderem jogar fora do país e representá-lo na selecção nacional. Embora devendo, em caso de igualdade de “calibre”, dar prioridade aos jogadores “internos”, o seleccionador, Joe Schmidt, poderá convocar os jogadores que considere como melhores defensores da camisola australiana. O que pode representar uma vantagem uma vez que, dado o facto do rugby de XV não ser no país uma modalidade de grande projecção, existe uma tendência dos jogadores procurarem contratos no estrangeiro. Será curioso perceber como lidará Schmidt — chamará novos jogadores “estrangeirados” ? — com esta nova situação.
Outra da curiosidade destes jogos diz respeito a verificar que “inventona(s)” apresentará desta vez o sul-africano Rassie Erasmus…
Seja como fôr, um sábado de bons jogos para amenizar o calor.