domingo, 23 de janeiro de 2011

A CONTINUIDADE DO JOGO DE MOVIMENTO (III)

Para garantir a continuidade do jogo de movimento exige-se, para além da posse da bola, o domínio de duas técnicas essenciais:
    passe antes do contacto
  • Antes do contacto: passe da bola, fixando o adversário directo e antes de ser bloqueado ou placado – permitindo muitas vezes lançar companheiros em intervalos reduzidos (se o apoio se apresenta atrasado, o recurso ao off-load pode chegar ao mesmo resultado);

    
    Gonçalo Uva dá as costas
    
  • Em cima do contacto: dar as costas ao defensor pela rotação do tronco para, por um lado poder soltar a bola ao apoio que se aproxima ou, por outro, preparando a ida ao solo e colocação da bola, garantindo a rapidez da reciclagem e impedindo a melhor recolocação da defesa.
Sem estes dois gestos técnicos aplicados de acordo com as circunstâncias, a posse da bola tende a burocratizar o movimento tornando-se num máximo de actividade para um mínimo de eficácia. Ou seja, ficando sempre aquém da linha de vantagem e apenas circulando a bola de um lado para outro sem qualquer desequilíbrio conseguido.

E não há interesse que resista a jogos jogados assim.

Para que estes gestos sejam aplicados adequadamente é necessário dominar a cultura táctica individual para tomar as decisões que permitam a mais eficaz utilização da bola. E isso consegue-se com treino exigente e de acordo com as condições que se encontrarão no jogo real. 

(segue)
 créditos: fotos de António Lamas

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores