sábado, 22 de fevereiro de 2014

BOM COMEÇO...

O fim-de-semana rugbístico começou da melhor maneira: vitória de Gales sobre a França por 27-6. Naquilo que pode ser uma boa lição para o que devem fazer os jogadores portugueses no confronto com a Bélgica, Gales superiorizou-se e definiu o caminho da vitória através de duas armas: rapidez na disponibilização da bola nos reagrupamentos e defesa agressiva a ir buscar os adversários e conquistar a linha de vantagem. Do primeiro factor resultou que a defesa francesa nunca pôde subir e foi obrigada a correr lateralmente não conseguindo contrariar a velocidade de reciclagem; do segundo factor resultou a possibilidade de recuperação de bolas quer no chão, quer obrigando o francês portador da bola a permanecer de pé sem possibilidade de libertar a bola. 
Se os jogadores portugueses, no jogo importantíssimo com a Bélgica, souberem e conseguirem libertar rapidamente a bola dos pontos de reagrupamento, toda a rudeza belga se dispersará e não formará um colectivo eficaz. Por outro lado, se em vez da defesa de espera forem capazes de avançar e construirem uma defesa ofensiva, os jogadores portugueses conseguirão com certeza recuperar bolas em situação de vantagem tal que as possam transformar em pontos.
As formações ordenadas foram um desastre - a mess, classificou o árbitro Alain Rolland. Cedo percebendo as suas enormes dificuldades a primeira linha francesa utilizou um truque ao qual nem sempre - como foi o caso na maioria destas vezes - foi percebido pelo árbitro: encaixando com a linha de ombros mais baixa que a linha de ancas, os pilares franceses derrubavam a formação ordenada com o ar infantil de que tinha sido um acaso... e de vez em quando ganharam uma falta.
Mais uma vez os franceses mostraram o desinteressante rugby - o rugby do french flair parece definitivamente enterrado - que os interesses que envolvem o seu Top14 provocam: choque mais choque mais choque. E só na segunda-parte, pela entrada do formação Maxime Machenaud que deu maior velocidade às bolas libertas de rucks, foi possível ver ataques de circulação que as tentativas de penetração mal preparadas e para mal dos pecados de Saint-Andre, acabavam por tornar ineficazes. E tendo sido a defesa galesa mais agressiva do que a inglesa, os franceses nem disfarçar conseguiram... Excelente vitória de Gales!
Depois deste bom início de fim-de-semana espera-se esta tarde uma cereja no topo do bolo: a vitória de Portugal!

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores