quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

APRENDER E TRANSFORMAR COM OS ERROS

As derrotas são desagradáveis mas têm a vantagem, se olhadas pelo prisma da sua diminuição, de permitirem - porque não há disfarces - conhecer melhor as razões dos erros cometidos. E aprender com eles.
E foi de muitos erros, de um lado e do outro do mundo, que tratou este fim-de-semana de derrotas para o rugby português.
Pese embora a juventude do sete português foi preocupante a imagem que deram de nada terem aprendido com a experiência de Las Vegas. As placagens foram uma inexistência, a colocação desastrada, o uso da bola uma incapacidade. A presença portuguesa na Nova Zelândia ficou-se por uma jogada individual de Sousa Guedes num ensaio que os estádios apreciam... mas que é muito pouco para uma selecção que quer garantir a sua continuidade no Sevens World Series. E se houve consistência, foi no erro que se concentrou : maus passes, bolas perdidas, faltas escusadas, más decisões. E placagens?!...
A placagem é um aspecto técnico decisivo no jogo de rugby. Tão decisivo que a sua importância pode caracterizar-se com ditos como "o que faz a diferença entre a pesca e o rugby é a placagem" para concluir com o demolidor aviso de "se não consegues placar, dedica-te à pesca!".
Placar exige atitude, quantas vezes coragem, boa técnica e muita decisão. E se a placagem se define como levar o portador da bola ao chão, nem toda a placagem é tacticamente relevante - e viu-se no quinze português no jogo contra a Geórgia muita placagem ineficaz. Porque defensiva, porque a deixar "entrar" o adversário portador da bola e permitir que os adversários mantivessem a continuidade da ofensiva, dando-lhes oportunidade de lançarem onda sobre onda para acabarem por encontrar o espaço de passagem. Desgastando os jogadores portugueses neste continuado esforço defensivo... obrigados a empenhar, em cada quebra, mais defensores do que atacantes adversários, proporcionando a vantagem numérica à oposição que assim impõe maior e mais rápida corrida na tentativa de conseguir segurar o avanço com um novo ponto de quebra. Até ao desespero da impossibilidade.
A placagem tem três objectivos: parar o movimento adversário, limitar-lhe a sequência e recuperar a bola. O que só se consegue se forem realizadas placagens ofensivas - as que são tacticamente relevantes porque eficazes - que obriguem o portador da bola a ir ao chão, caindo para trás e criando assim vantagem para os defensores e aumentando as suas possibilidades de recuperação da bola. E é esta a questão a resolver pela equipa nacional: placar ofensivamente. O que exige um posicionamento inicial mais agressivo e um superior sentido de predador nascido na vontade de ganhar - o killer instinct de que falam os anglo-saxónicos.
Atacar não é fácil. Por isso são raras as vezes que uma jogada termina, ao primeiro tempo, num ensaio. Na sua maioria os ensaios resultam de sequências que ligam quebras de rucks. E isto acontece porque a equipa em posse da bola vai conseguindo, pelo avanço, criar vantagens pelos desequilíbrios que consegue e que, somados, acabam por permitir romper a corrente defensiva. Para o que é fulcral garantir, em cada quebra, a rápida - rapidíssima - disponibilização da bola para que os defensores não tenham tempo para se reorganizarem. Jogando de acordo com o padrão: bola rápida, no mesmo sentido; bola lenta, sentido inverso. Para que não haja tempo perdido ou leituras a demorar a continuidade da acção. Ora a lentidão da disponibilização da bola do lado português - ao contrário do georgiano que tirava todo o partido da conquista de terreno - deitou fora muito do esforço de desestabilização conseguido pelos avanços portugueses. E foi muita a responsabilidade desse atraso na nossa ineficácia. Porque, como se sabe, a velocidade é o instrumento diferenciador, o que estabelece a diferença entre o possível e o impossível. E é de velocidade de disponibilização da bola que o quinze português precisa para poder dar continuidade aos seus movimentos e aumentar a pressão sobre a defesa adversária. Doutra forma...
Mas, mesmo se conseguida essa velocidade, é obrigatório que os jogadores que formam a linha do jogo ao largo sejam capazes de atacar a linha de vantagem, jogando na cara da defesa. Infelizmente o contrário, o jogar longe da área crítica de empenho absoluto das defesas e onde os riscos pagam dividendos, tornou-se a zona de conforto - completamente ineficaz para defesas minimamente capazes - do quinze português. E com certeza por isso mesmo são os piores marcadores de ensaios - conseguiram apenas 4 nos sete jogos efectuados - deste grupo A1 do Europeu das Nações. 
A selecção nacional joga sem a verticalidade necessária à eficácia das suas linhas atrasadas. E assim desperdiça as bolas conquistadas numa inoperante utilização da posse da bola.
O jogo de passes resolve-se no território de cinco metros para cada um dos lados da linha de vantagem. Porque fixa a defesa e não deixa que os seus jogadores se multipliquem e, mesmo quando o conseguem, obriga-os a correr de perfil ou mesmo de costas, com enormes e evidentes vantagens para os atacantes que encontram assim diversos espaços de penetração. Ao contrário, jogar longe da linha de vantagem permite que os adversários, de frente e com a linha de ombros na boa posição para placar, possam ainda deslizar, ocupando os espaços livres laterais e evitando penetrações ou envolvimentos. Os erros portugueses nas linhas atrasadas, embora procurando recorrer a duas linhas de ataque para surpreender a defesa, estão claramente no facto da sua primeira linha de ataque - a servir normalmente de isco na procura de fixar defensores - estar já muito distante da defesa adversária, levando a segunda linha atacante para distâncias inofensivas que dão todas as vantagens à defesa que se desmultiplica e consegue ainda tempo para subir organizadamente. A eficácia do ataque ao largo vive da capacidade do abertura em atacar a defesa e receber o passe lançado e sobre a linha do seu formação. Não o fazer é o principal contributo para a ineficácia das linhas que comanda.
Se estes são os erros que impedem - para não falar do jogo ao pé - a eficácia das acções, os quinze dias que faltam para o jogo de vitória obrigatória com a Bélgica têm que ser, tendo aprendido, tempo suficiente para os eliminar e passar a um estádio superior de execução. Porque a vitória na Bélgica - equipa só com derrotas mas que já conseguiu 4 pontos de bónus defensivo - é decisiva para, no mínimo, nos garantir a permanência neste grupo principal do segundo escalão europeu.

(também publicado no P3/Râguebi)

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores