sábado, 15 de julho de 2017

SAFOS! E O FUTURO?

Está feito! Desta já nos safamos e não desceremos de divisão!

Com uma diferente atitude - positiva, agressiva, resiliente, apostada na vitória - os jogadores determinaram os resultados necessários para a manutenção nesta última etapa do Grand Prix

Mas esta boa nova não retira os erros monumentais que foram feitos na área da variante e que nos levaram à situação lamentável de termos estado a lutar pela manutenção. Conforme previsão atempada e a vitória contra a França, os resultados da Inglaterra ou a falta de comparência da Escócia, demonstraram à evidência, as equipas já apuradas para o Mundial de 2018 não iriam apresentar equipas constituídas pelos melhores jogadores mas iriam aproveitar a ocasião para dar experiência a novos jogadores. E isso significava que haveria - como se viu - uma diminuição do número de adversários acima do nosso nível normal, aumentando assim as nossas possibilidades para recuperar as posições internacionais perdidas e poder conquistar, nomeadamente, um lugar para Hong-Kong com o objectivo - única forma de conseguir uma posição competitiva internacional capaz de o fazer concorrente ás grandes provas mundiais como o Mundial e Jogos Olímpicos - de voltar a disputar as World Sevens Series.
Uma perneciosa falta de visão e de conhecimento sistémico da variante fizeram-nos vir escada abaixo. A preparação, descuidada e ligeira, sem condições deste Grand Prix Series, retirou-nos uma oportunidade de renascer perante um futuro cada vez mais difícil - a integração da variante no movimento olímpico acabou de vez com ideia de brincadeira de final de época para a colocar num patamar de exigências onde só o rigor, o trabalho desportivo e um cada vez maior conhecimento técnico, táctico e científico podem traduzir resultados positivos. Dados aos quais e sob o manto parolo de predestinados, pouco ou nada ligamos.
E agora não resta outra hipótese que não seja a de esperarmos pela definição estratégica dos responsáveis da modalidade... Que pensam fazer?

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores