quinta-feira, 17 de maio de 2018

WORLD RUGBY, APURAMENTO PARA O MUNDIAL E PORTUGAL

A World Rugby oficializou as decisões da comissão independente sobre a salgalhada do Rugby Europe Championship de 2018. As sanções estabelecidas, para além de multas pecuniárias, retiram 5 pontos de classificação por cada jogo em que a Roménia, Espanha e Bélgica tenham utilizado jogadores não ilegíveis. A Espanha perdeu assim 40 pontos e a Roménia e Bélgica, 30 pontos cada uma, ficando assim estabelecida a classificação final do 2018 Rugby Europe Championship:
1.º Geórgia, 24 pts
2.º Rússia, 11 pts
3.º Alemanha, 0 pts
4.º Roménia, (14-30), -16 pts
5.º Bélgica, (9-30), -21 pts
6.º Espanha, (13-40), -32 pts
Neste quadro em que a Geórgia se encontra, pelos resultados obtidos na edição anterior, já qualificada, a Rússia passará então a ser Europe 1 e disputará a abertura do Mundial contra o Japão e a Alemanha, como Europe 2, disputará o jogo, já a 9 de Junho próximo, com Portugal para definir qual será o adversário de Samoa num jogo que garantirá, para o vencedor, o acesso directo ao Mundial, cabendo ao derrotado a possibilidade de disputar  o grupo de repescagem, juntamente com o Canadá, Hong-Kong e —provavelmente — Quénia, para conseguirem o último lugar de acesso para o Mundial 2019.
E se Portugal — pode dizer-se — teve a sorte de ver um caminho para o Mundial mais facilitado ao apanhar como adversário a Alemanha que, depois dos problemas internos que enfrentou, não conseguiu um único ponto de classificação no último Championship europeu e atingiu, com 359 pontos de jogo sofridos para apenas 34 marcados, a baixíssima Quota de Pontos de 9% — Portugal no seu ano de despromoção não tendo, também, conseguido qualquer ponto nas suas cinco derrotas, atingiu uma Quota de Pontos de 26%, viu a contraparte surgir-lhe — naquele que é, embora sem data ainda marcada, o mais importante jogo desta época desportiva — a Espanha como adversário do jogo de barragem no acesso/manutenção ao Rugby Europe Championship. E a Espanha nos jogos sem o desconto dos pontos conseguiu a 3.ª posição no grupo com 3 vitórias e 66% de Quota de Pontos...
Mas neste processo todo há muito interesse à mistura e muita zona cinzenta…
A World Rugby nada diz na sua posição sobre o comportamento da Rugby Europe quer na nomeação do árbitro — óbvia parte interessada para o que basta ver a sua pressionante actuação bancada fora num Roménia-Portugal... - ou na negligência cometida por ter autorizado, sem qualquer controlo, a presença de jogadores inelegíveis nas diferentes equipas e num mínimo de seis jogos.
Também aceita e contrariamente à sua própria opinião, o facto da Judicial and Disputes Committee não considerar, no seu julgamento, haver "razão suficiente" para repetir o jogo Bélgica-Espanha.
Aliás reconheço que a Espanha é a principal — e nós por tabela — prejudicada por estas decisões. A Espanha é dada como culpada de ter utilizado dois jogadores que haviam representado a selecção francesa de Sub-20 que foi dada como “segunda equipa” da França podendo assim “capturar” jogadores de acordo com a Regulation 8 — tanto quanto sei três portugueses foram assim capturados. Acontece que a Federação francesa não terá cumprido a regra de “4 anos” obrigatória para o reconhecimento do “capture team” como se pode ver na lista seguinte: 
  • 2003/2006, França A 
  • 2007/2011, França U21
  • 2008/2012, França U20 
  • 2010/2014, França A
O que, deveria invalidar as capturas quando as "segundas equipas" parecem ser nomeadas pelo maior jeito que possam dar em cada momento. Não podemos esquecer que, desde Janeiro de 2017, a França considera — e assim Gomes de Sá foi capturado antes de ter a nacionalidade francesa — como sua “segunda equipa”os Barbarians Franceses, onde já não conta a idade e tão pouco a nacionalidade, como sua “segunda equipa”. 
Os espanhóis, para além de considerarem que a Federação Francesa não terá tido um comportamento correcto, estão, com base nesta situação, a defender — e têm 14 dias para apresentar a sua contestação — que as “capturas” de 2008 e 2012 não têm qualquer validade.
Curiosamente a World Rugby decidiu considerar que, desde Janeiro 2018, não seria mais permitido utilizar a selecção Sub-20 como “capture team”. Num mais vale tarde do que nunca foi pena que a resolução da decisão não estabelecesse a mais que justa anulação de qualquer captura nesta selecção etária. Os argumentos são evidentes — e são a justificação para anulação agora realizada mas que não anulou, como se a retroactividade desta decisão trouxesse prejuízos fosse a quem fosse, as “habilidades” feitas até então. 
E o caso está assim: Portugal apenas sabe que irá defrontar a Alemanha a 9 de Junho próximo e, no fundo, não faz ainda bem ideia quem poderá ser o seu adversário no “jogo de barragem” — o tal mais importante desta época — nem quando o puderá disputar.
No entanto a World Rugby garantiu para Samoa a disputar — “no sentido de maximizar a sua preparação” e portanto num óbvio favorecimento — o 2018 World Rugby Pacific Nations Cup entre 9 e 16 de Junho com Fiji, Georgia e Tonga deixando que a preparação dos europeus se faça na espera das decisões.

[corre por aí e segundo parece por determinação da Rugby Europe que o adversário de Portugal no jogo de barragem para ascensão/manutenção na Rugby Europe Championship deverá ser realizado contra a Roménia. Embora não saiba qual o critério que o determina - menos jogos em 2018 com uso de jogadores não eligíveis? — porque a classificação final seria, se bem o percebi na má explicação dada no relatório e dividindo os pontos pelas duas épocas, não a primeiramente apresentada acima mas esta:

1.º Geórgia, 24 pts
2.º Rússia, 11 pts
3.º Alemanha, 0 pts
4.º Roménia, (14-15), -1pts
5.º Bélgica, (9-15), -6 pts
6.º Espanha, (13-20), -7 pts

mas que não altera o posicionamento equipas das equipas...  
... fica-se à espera da confirmação]  

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores