quinta-feira, 14 de junho de 2018

GRANDE CONFIANÇA OU PURO DISPARATE?

Tenho enorme dificuldade em compreender os critérios que usa - quase escrevia, seja para o que fôr - a Rugby Europe. Agora encontram-se no seu site as duas classificações oficiais do 2018 Rugby Europe Championship e da 2019 Rugby World Cup Qualifier.

Na classificação final do 2018 Rugby Europe Championship — tabela verde acima — vemos que estão contabilizados 5 jogos por equipa correspondentes aos jogos efectuados esta época e que estiveram sujeitos às decisões tomadas por um Conselho Independente nomeado pela World Rugby.  Assim o último classificado foi considerado a Roménia que, por este facto, terá que defrontar Portugal no "jogo de barragem" em data ainda indeterminada. Portanto esta classificação serviu para determinar o primeiro classificado, a Geórgia — designada campeã — e o ultimo classificado. Nada tendo a ver, portanto, com o apuramento das equipas para o Mundial do Japão. 

Neste quadro azul, com classificação diferente do quadro verde superior, é que se estabelece a qualificação para o Mundial contando os resultados das duas voltas das épocas de 2016/2017 e 2017/2018, retirados os pontos dos jogos com a Geórgia uma vez que, pela sua prestação competitiva no Mundial de 2015, esta já se encontrava apurada. Retirados os pontos de classificação pelos erros cometidos pelas federações da Roménia, Espanha e Bélgica, verifica-se que a Rússia fica assim com o apuramento garantido e que a Alemanha, conseguindo (!!!) a segunda posição, será o adversário de Portugal no próximo sábado para apurar o adversário de Samoa.
Tudo isto parece certinho e sem problemas... mas como é possível contabilizar duas voltas da competição da Rugby Europe Championship se os componentes deste campeonato podem mudar todos os anos?
E se Portugal tivesse ganho à Bélgica no "jogo de barragem" da época passada como iria saber-se qual seria a sua posição? e se tivesse jogado e ganho à Alemanha como poderia ser apurado — com que pontos? — para continuar a disputar a possibilidade de apuramento para o Mundial.
Por sorte dos deuses deles, Portugal não venceu a Bélgica e as equipas foram, esta época, as mesmas da época passada. 
Não perceberão que não é possível considerar a pontuação de duas épocas quando existe a possibilidade de alteração das equipas em cada época?
Que diabo, não têm dedos nas mãos para contar?... ou são apostadores de grande confiança?
Se a proposta de duas voltas para determinar o apuramento para o Mundial pertenceu — como parece ter pertencido —à World Rugby, como é que a Rugby Europe foi na conversa e não explicou que as suas regras determinam a possibilidade de alterações dos competidores anualmente? Porque as duas classificações, mesmo se os deuses ajudaram, não são possíveis: ou uma ou outra.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores