segunda-feira, 20 de maio de 2019

SPORTING FEMININO: TRI-CAMPEÃS NUMA ÉPOCA DE SONHO

As TRI-CAMPEÃS de Portugal
A equipa de rugby feminino do Sporting Clube de Portugal fez, sob o comando técnico de Nuno Mourão, uma época extraordinária. Notável mesmo!!! Venceram o Torneio de Abertura, a Supertaça, a Taça de Portugal, a Taça Ibérica, o Nacional de Tens e o Nacional de Sevens apresentando como palmarés dos 38 jogos realizados, 37 vitórias. Uma época extraordinária, repito! De conquista de todos os troféus disputados, com classe e muito bom e inteligente jogar. Numa evidente demonstração de coesão colectiva, o factor-chave do sucesso de uma equipa.
Época que deve ser mostrada, reconhecida, recordada e imitada.
Porque se baseia numa boa organização estratégica e num profundo trabalho técnico e táctico que proporcionou um bom desenvolvimento das características das jogadoras. Jogadoras amadoras que conseguem conciliar e compatibilizar a sua vida estudantil ou profissional, vida de casal ou de mãe com as exigências conseguidas de qualidade do Desporto Rendimento.
O desenvolvimento do rugby feminino em Portugal não é fácil — se já o masculino tem enormes dificuldades, quanto mais o feminino... — e a aposta do Sporting com os resultados demonstrados — quantas equipas saberiam manter-se continuamente no topo com as dificuldades competitivas existentes? — deve ser respeitada e deve haver um esforço federativo no sentido de conseguir uma melhoria qualitativa competitiva. Começando por terminar com a competição de Tens que não representa — como é facilmente demonstrável — nenhuma forma de adaptação ao rugby de XV. O rugby feminino deve assentar nas competições de Sevens e XV e com o objectivo da internacionalização, acompanhando o que se vai passando, pela restante Europa.
Conhecendo como conheço o rugby feminino do Sporting desde os responsáveis directivos e administrativos — Rafael Lucas Pereira, João Tiago Silva e Diogo Pesca —  ao corpo de fisioterapeutas — Rita Maggessi e Elisa Arnould — passando pelo corpo técnico de excelência com o Nuno Mourão, Pedro Leal, André Duarte e Nuno Leitão (com a responsabilidade da condição física da equipa) e um notável grupo de jogadoras capitaneadas pela internacional Isabel Ozório a que se juntam diversas outras — de quem só não refiro o nome, embora os guarde na memória, por serem muitas mas que ficam nomeadas na citação da sua capitã — jogadoras internacionais actuais e outras que o serão a breve prazo, sei que o grupo estará disponível para subir os degraus de um desenvolvimento qualitativo necessário e que urge. E urge por uma razão simples: as adversárias europeias estão cada vez mais organizados e mais competitivas. E se nas anteriores olimpíadas a selecção feminina deu uma muito boa demonstração da sua capacidade competitiva, é preciso garantir que o intervalo às adversárias europeias não aumentará e o exemplo do Sporting feminino deve servir de base às acções e decisões
necessárias.
O desafio do futuro para o Sporting será o de garantir a manutenção competitiva elevada. Desafio que exige um desenvolvimento qualitativo nacional, com maior número de adversárias que possam equilibrar as competições. Porque não há boa competição sem equilibrio.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores