sexta-feira, 17 de maio de 2019

ALTERAÇÕES ESCUSADAS

Midi Olympique, 13/5/2018
Porque é normal na maioria dos campeonatos, o Midi Olympique — vulgo MIDOL para os conhecedores — anunciou no seu jornal da passada 2.ª feira que iriam ser disputadas as meias-finais —- Beleneses-Direito e Agronomia-Técnico — no caminho da decisão do título português. Puro engano.
E engano porque os franceses se esqueceram da inconsequente capacidade inventiva dos portugueses que resolveram alterar, sem qualquer propósito que o justifique, o modelo comum, passando-o directamente a final entre o primeiro e segundo classificados, ignorando assim todas as vantagens — principalmente quando teremos dentro de dias o jogo internacional mais importante da época e que decidirá muito do nosso futuro próximo — que os dois jogos (e que não teria, para este caso especial, qualquer inconveniente, desde que com prémios capazes, a existência da disputa do terceiro lugar) proporcionariam em termos de adequada experiência e manutenção competitiva aos jogadores que irão fazer parte da próxima selecção nacional. Mas, mais uma vez e como o caso demonstra, as decisões foram tomadas sem a devida ponderação. Mudou-se e pronto! Assim e no Regulamento Campeonato Nacional Divisão de Honra:
Artigo 23.o
(Modelo Competitivo)
1. O CNDH é disputado por 8 (oito) Equipas, jogando cada uma das Equipas contra todas as demais, a duas voltas, sendo apuradas as 2 (duas) Equipas melhor classificadas, as quais disputarão a Final do CNDH.

O erro do acasalamento das meias-finais vem, com certeza, do facto do tabela utilizada no site federativo não estar adequada aos regulamentos portugueses das competições. Que dizem no Regulamento Geral de Competições:
Artigo 25.o
(Competições por Pontos de Classificação. Desempate)
3. Para se apurar a classificação geral das Equipas que, no final da fase competitiva se encontrem com igual número de pontos de classificação, serão aplicados, para efeitos de desempate, pela ordem por que são apresentados, os seguintes critérios:
a. Maior número de vitórias obtidas em todos os jogos disputados na fase da competição em causa.

Assim sendo e se não tivesse havido a injustificada alteração de um dos jogos das meias-finais seria entre o Belenenses e o CDUL uma vez que estes conseguiram mais uma vitória (8) do que o Direito (7).
Daqui se retira — e porque ninguém está sozinho no mundo — que é necessário um grau de exigência que garanta uma comunicação federativa de correcção exemplar. Para o seu e nosso bom crédito.

Felizmente que o quadro da Classificação Geral da Divisão de Honra já se encontra acertado no site oficial do rugby português depois de uns dias de errante navegação.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores