quarta-feira, 15 de junho de 2022

A LUTAR SE GANHA!

Estava-se no último minuto de jogo do Portugal-Geórgia que decidia a passagem às meias-finais da 1ª etapa do Women’s 7S Trophy 2022 com 19-12 favorável às portuguesas. Com uma troca de passes de lado a lado, uma georgiana rompeu a linha de defesa e isolou-se em direcção à área-de-ensaio portuguesa — o empate estava à vista… e o sempre doloroso prolongamento a pouco distância de terreno…
Resiliência, coragem e determinação a construir a vontade de vencer
…mas a Vera Simões não estava pelos ajustes e lutou como pôde para que as forças do braço agarrado à cintura dos calções da adversária não desistissem no arrasto para que, atrasando-a o suficiente, permitisse o tempo necessário para que o grupo mostrasse a solidariedade de uma equipa…

… e o colectivo respondeu com o apoio da Inês Spínola que, embora não evitasse o ensaio, obrigou a que fosse marcado suficientemente longe dos postes para que, mesmo com uma possível chamada dos deuses, a transformação consequente não fosse possível. 
Determinação e atitude dignas de registo numa demonstração final da capacidade, determinação e vontade de vencer colectivas de que deram mostras ao longo do torneio.

Com agradecimento ao Nuno Miranda Coelho

O VII Feminino de Portugal conseguiu um 3º lugar nesta 1ª etapa — com a Mariana Santos a qualificar-se, com 7 ensaios, no 2º lugar das melhores marcadoras — permitindo assimo que uma boa perspectiva para uma qualificação final que permita o acesso à categoria superior da Championship. 
As 5 vitórias em 6 jogos aparenta uma facilidade de percurso que não mostra a qualidade que as 12 jogadoras deram mostras dentro do campo — placaram muito e bem, lutaram pela conquista de terreno com boas subidas defensivas e constantes adaptações ao movimento de companheiras e adversárias. E ainda tiveram a confiança para correr riscos nomeadamente em passes muito próximos de off-loads que, infelizmente, nem todos foram eficazes, criando até algumas situações de grandes dificuldades. Mas, importante, importante, é que os falhanços não as impediram de tentar de novo. Muito bem!
Com mais uma semana de treino conjunto as melhorias dessas capacidades atacantes vão-se mostrar mais eficazes e o VII feminino de Portugal, acredito, não vai parar de nos surpreender e …
… lembremos que o Sevens é uma modalidade olímpica…

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores