segunda-feira, 13 de junho de 2022

DIOLCH YN FAWR, PHIL BENNETT (1948-2022)

Cada vez que jogava deixáva-nos maravilhados — tinha uns pés fabulosos e uma cabeça capaz de ler o jogo como ninguém, fazendo jogar como nunca os seus companheiros de equipa. Era brilhante, era genial e garania-nos a felicidade de amantes do jogo.

Durante alguns anos viveu na sombra de outro génio — Barry John — que, retirando-se aos 27 anos, ainda nos permitiu ver muito de Phil Bennett. Internacional por Gales com 29 presenças (1969/1979) a que juntou, sempre com a camisola 10, mais 8 jogos pelos British and Irish Lions e 20 jogos pelos Barbarians, tendo sido capitão dos galeses e dos Lions. Membro da Ordem do Império Britânico (OBE) passou, em 2005, a integrar o International Rugby Hall of Fame e, em 2007, o Welsh Sports Hall of Fame.

Conquistou 2 Grand Slams e 3 Triple Crowns no 5 Nations. Com o seu Llanelli, em 1972 e num resultado memorável, venceu os AllBlacks por 9-3. Mas é de um outra vitória sua sobre os neozelandeses de que todos nós melhor nos lembrámos: o jogo de 1973 em que jogou pelos Baa-Baas’ e lançou, já dentro dos seus cinco-metros, um inesquecível contra-ataque que terminaria do outro lado do campo depois da bola ter passado por cinco companheiros (dos quais 4 galeses) e chegado a outro galês, o seu parceiro internacional de sempre Gareth Edwards. para este marcar o ensaio que ainda hoje é considerado “o melhor de sempre”.

Neste vídeo, para além das suas notáveis capacidades técnico-tácticas, pode também ver o “melhor ensaio de sempre” — Barbarians-AllBlacks, 1973 — iniciado brilhantemente por Phil Bennett.
com os agradecimentos ao Nuno Miranda Coelho

Em 1977, enquanto capitão, no balneário e antes do jogo, em Cardiff, contra a Inglaterra para o Torneio das 5 Nações e num apaixonado grito de guerra, motivou assim os seus companheiros de equipa:

Olhem para o que estes bastardos fizeram a Gales. Tiram-nos o nosso carvão, a nossa água, o nosso aço. Compram as nossas casas para viver nelas quinze dias por ano. E o que é que eles nos dão em troca? Absolutamente nada! Temos sido explorados, violentados, controlados e punidos pelos ingleses — e é contra eles que nós vamos jogar esta tarde!”

Jogaram, ganharam (14-9) e conquistaram a Triple Crown!

Com agradecimentos ao Steven Evans
Diolch yn fawr, Phil Bennett! 

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores