terça-feira, 5 de outubro de 2010

VIVÁ REPÚBLICA!

Qualquer um pode cobrir-se de pele de cordeiro. Qualquer um pode, até, envolver-se na capa de moralista e julgar esvoaçar por cima de todos os outros. Pode, até, sentir-se seguro por tomar como regra universal a invenção propagandística do famigerado Goebbels de que “uma mentira mil vezes repetida, torna-se verdade”. Pode.
Mas a História tem mostrado maior certeza na aplicação do conceito de Abraham Lincoln: “Pode enganar-se algumas pessoas durante todo o tempo e todas as pessoas por algum tempo, mas não se consegue enganar todas as pessoas durante todo o tempo.”
E – para o caso que interessa – sendo o Desporto um cadinho de relações sociais, onde tudo se apressa e tudo se detecta, vale a máxima de Heywood Broun* (1888/1939): “O desporto não desenvolve o carácter. Apenas o revela.”.

Que significa isto? Porque é que o escrevo? A que propósito? Porque não sou nem espelho nem almofada seja de quem for. Tão pouco borracha dos erros alheios – chegam-me os meus com os quais sei viver. Só por isso e por ser dia da comemoração do Centenário da República cujos ideais consolidam a primazia do cidadão sobre o súbdito e do direito sobre o privilégio.

          *Jornalista norte-americano que dá o nome a prémio sobre artigos escritos que defendam a justiça para os mais desprotegidos.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores