domingo, 5 de junho de 2011

DEZOITO VEZES CAMPEÃO

Ganhando na final do Top 14 ao Montpellier por 15-10, o Toulouse venceu pela décima-oitava vez o campeonato de França.

O jogo, com supremacia constante das defesas sobre a previsibilidade dos ataques – os ataques aos intervalos nunca criaram a necessária instabilidade defensiva - terá sido a mais fraca das grandes finais europeias da época e, como gozo de espectador, não passou de um jogo de emoção limitada aos adeptos dos dois clubes.

O novo campeão deitou fora muito jogo, com erros impensáveis para uma equipa cheia de experientes internacionais e permitiu ao Montpellier – depois de uma época notável sob o comando de Galtier - mostrar-se quase campeão mas a deixar-se morrer na praia: no minuto final dispôs de uma penaltitouche, de uma formação-ordenada a 5 metros e, ainda, de uma penalidade para marcar o ensaio que daria o prolongamento – faltou-lhe capitanato (Ouedraogo, um esforço notável, já tinha saído esgotado e demasiado massacrado no muito que jogou). Faltou-lhes experiência, maturidade, serenidade para garantir a eficácia do gesto final...

Mesmo falhando o inexplicável, a experiência da equipa de excelência de Guy Novés garantiu a grande ovação ao cair do pano. Dezoito vezes... é obra.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores