«Le rugby, c'est avant tout un sport collectif, et sans esprit d'équipe, il n'y a pas de jeu possible. En rugby, il faut toujours avoir présent à l'esprit que tout seul, on n'est rien: on existe avec les autres. On ne peut pas jouer pour soi, on ne peut pas se reposer uniquement sur des exploits individuels: il faut penser à jouer avec ceux qui vous entourent.»*
Frank Williams, construtor, F1 Williams, antigo médio-de-abertura, in L'Equipe
"É preciso pensar jogar com aqueles que estão à nossa volta". É disto que trata o rugby: jogo colectivo, espírito de equipa, o todo superior à soma das partes. E a equipa como importância maior. Sempre!
É por esta cultura que formata a estrutura e o mundo do rugby que não vemos os marcadores de ensaios ou de pontos a mascararem-se de saltimbancos para chamar as atenções sobre si. No rugby, quem marca, sabe, reconhece, que os seus companheiros tiveram o trabalho de sapa que lhe proporcionou o momento. Por isso a celebração é também colectiva, de sorrisos cúmplices.
É por tudo isto que o rugby é um jogo especial.
* "O rugby é, antes de mais, um desporto colectivo, e sem espírito de equipa não há jogo possível. No rugby é preciso ter sempre presente que sózinhos, não somos nada: nós existimos porque há outros. Não podemos jogar para nós próprios, não podemos ficar unicamente pelos feitos individuais: é preciso pensar jogar com aqueles que estão à nossa volta."