quarta-feira, 30 de maio de 2012

HISTÓRIA DO RUGBY TAMBÉM EM PORTUGAL

Um livro de um português para portugueses, assim traçou o autor e editor, João Fragoso Mendes, o objectivo do livro - Rugby, das origens gregas e romanas à introdução em Portugal - que hoje lançou. Assessível a não iniciados e com informação quanto baste para que se possa perceber o carácter de uma modalidade que se reivindica e se pretende mostrar como especial, portanto.


Livro sobre as origens do rugby, é livro essencial da biblioteca rugbística. Não é fácil, nesta modalidade complexa, ser um grande jogador sem conhecer a história do jogo; ainda mais difícil é ser-se dirigente qualificado sem conhecer a história, o desenvolvimento, as causas das transformações e retirar daí as perspectivas para o que poderá passar-se na modalidade, aproveitando para aprender com os eventuais erros cometidos; mas pior, muito mais difícil e quase impossível é ser-se bom treinador sem conhecer a história do seu jogo - a que acresce o ter que conhecer-se a história evolutiva e transformadora da Táctica e das Leis do Jogo.


Para um país que não pertence à esfera de influência cultural do rugby, trata-se de um livro de leitura obrigatória para a sua comunidade rugbística nacional e para aqueles que, profissionalmente, têm que lidar com a modalidade.

Um livro a ler. Obrigatoriamente.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores