segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

ALTO RENDIMENTO

Jogadores do XV da Polónia no hotel, hoje de manhã, antes de irem para o treino

O Desporto de Rendimento exige, sem margem para dúvidas, resultados e não se confunde com a utilização da palavra Desporto noutros campos onde o marketing, por razões de propaganda de interesses económicos ou políticos, impõe os padrões e pretende definir as regras. O Desporto tem regras próprias que exigem acções e comportamentos adequados.
Para que haja resultados é necessário uma articulação complexa mas constante de diversos campos que vão da organização do ambiente onde os atletas se movem até às questões científicas e técnicas que regem a expressão da modalidade.
Com o desenvolvimento global do Rugby, com o aumento das competições internacionais - o verdadeiro motor actual da modalidade - as modificações e consequentes exigências têm sido constantes na procura dos melhores resultados possíveis tendo em vista um permanente objectivo de chegar o mais alto possível.
Quer Portugal - na 25ª posição do ranking da World Rugby e com 56,96 pontos - quer a Polónia - na 32ª posição com 52,04 pontos - encontram-se na 3ª divisão europeia e disputam o Rugby Europe Trophy. Ambos querem um lugar ao sol no final da época que lhes permita sonhar com a hipótese Mundial 2019.
Por todo este aumento do interesse internacional o Rugby, como disse, mudou muito e nada é deixado ao acaso. Portugal e Polónia defrontam-se no próximo sábado e, para preparar o jogo, a equipa polaca chegou ontem à noite, domingo.
Desporto de Rendimento é outra coisa... e tem exigências que não se compadecem com visões românticas. Os polacos mostram já o ter percebido.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores