sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

PREVISÕES DA 1ª JORNADA DO 6 NAÇÕES


A vitória, nesta 1ª jornada do 6 Nações, não deve escapar a irlandeses, ingleses ou galeses. Pelo menos é isso que se pode ler nas previsões da Rugby Vision (figura acima) que apresenta a Inglaterra com 87,3% de hipóteses de vitória sobre a França e propõe uma diferença de 16 pontos de jogo.
Baseando-se no conceito de que "as equipas de rugby não são assim tão diferentes dos negócios uma vez que têm de compreender os riscos e prepararem-se para qualquer eventualidade", a QBE Insurance recorreu aos seus conhecimentos científicos de previsão e criou o modelo matemático QBE Rugby Predictor que, considerando as variáveis do número de ensaios, transformações e penalidades conseguidas por cada equipa ao longo dos anos, o número de internacionalizações de cada capitão, a posição e pontuação do ranking mundial e as vantagens de jogar em casa ou fora, simulou 10.000 vezes o Torneio para produzir 150.000 resultados de jogos que definiram a vantagem da Inglaterra em 54% (ver 6 Nações: Vencedor Previsível).
Mas as previsões da QBE - chamando a atenção que a certeza a 100% nunca é possível -  vão muito mais longe: propõem o resultado, analisam as probabilidades de vitória, prevêem o número de ensaios e as hipóteses de existirem pontos de bónus. Assim a Irlanda derrotará a Escócia por 24-17, o jogo terá 4 ensaios a Irlanda tem 21% de conseguir um ponto de bónus e a derrotada Escócia terá 30% de hipóteses de conseguir um ponto de bónus; no Inglaterra-França a vitória pertencerá aos ingleses por 29-15 e também com a possibilidade de 4 ensaios no jogo e com 33% de hipóteses de ponto de bónus para os vencedores e de 19% para os derrotados; no Itália-Gales a vitória sorrirá aos galeses por 33-16, são esperados 5 ensaios e as possibilidades dos vencedores conseguirem um ponto de bónus é de 48%, tendo os italianos apenas 17% de conseguirem um ponto de bónus defensivo.   
Para se poderem comparar as previsões publica-se a tabela baixo que junta as previsões da Rugby Vision, da QBE Insurance e as minhas.
A Diferença de Pontos positiva significa vitória dos visitados e a negativa vitória dos visitantes 
A Rugby Vision parte de uma base própria - criou o seu próprio ranking com pontuações distintas do ranking da World Rugby, considerando que a diferença entre os valores de pontos de cada equipa a que se soma a vantagem de jogar em casa estabelece a diferença de pontos. A QBE Business Insurance baseia as suas previsões numa complexa fórmula matemática adaptada dos seus sistemas de análise. A minha previsão baseia-se no ranking da World Rugby aplicando as formulas adequadas e contando também com a importância do factor casa.
Domingo ao final da tarde ver-se-á que sistema ficou mais próximo da realidade do resultado dos jogos

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores