quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

6 NAÇÕES - RESULTADOS DA 2.ª JORNADA


Já se percebeu: a Inglaterra tem um sistema. Sistema que verticaliza o jogo sempre que se oferece a oportunidade: em jogo-de-passe e jogo-ao-pé. Por isso o designo por “dupla verticalização”: procura de perfurações pelo processo tradicional do jogo-de-passes (intervalos, passes-em-carga) para, quando se vê entre linhas, evitar a ida ao chão e procurar ao pé colocar a bola no terreno livre que o “três-de-trás”, obrigado a subir para impedir a continuidade do transporte de bola controlado, foi obrigado a deixar.
E a França, que cada vez faz mais dores de cabeça aos seus adeptos, nunca se mostrou capaz de contrariar o sistema inglês. Para além das dificuldades físicas, porque a sua subida defensiva não era suficientemente “ofensiva” e rápida. E agora a interrogação no hexágono situa-se apenas nesta preocupação: assim, que vamos fazer ao Mundial? E fala-se na mudança: de treinador, de métodos e ainda se acusa a forma de disputa do campeonato interno com o seu numeroso contingente de estrangeiros que não deixam os jovens franceses amadurecer.
Gales fez, apesar da alteração de 10 jogadores em relação aos habituais titulares, fez o que lhe competia: ganhar! Quanto à Itália mostra-se cada vez como equipa acessível aos Georgianos que usam todas as suas influências para garantir que o “sobe-desce” será uma realidade no Torneio das 6 Nações. E já esteve mais longe... apesar de que, continuando a jogar assim, a França irá opôr-se à ideia não vá o diabo tecê-las.
A Irlanda, com a vitória obtida contra a Escócia — equipa que se dizia estar a subir — em Murrayfield veio demonstrar o plano em que se encontra a Inglaterra. Afinal não são os irlandeses que enfraqueceram mas sim os ingleses que cresceram. E cresceram tanto que já são dados, com mais de oitenta por cento de hipóteses, como vencedores do Torneio de 2019. E com os entusiastas a esfregarem as mãos com a possibilidade — que pelo desenho do quadro pode perfeitamente acontecer — de uma final mundial entre a Inglaterra e a Nova Zelândia.
Na Europa começaram os jogos: a Espanha venceu a Rússia por 16-14, a Bélgica derrotou a Alemanha por 29-22 enquanto que a Geórgia não deixou os seus créditos por mãos alheias e derrotou, em Cluj, a Roménia por 18-9.
E este próximo fim‑de‑semana começamos nós...

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores