sexta-feira, 23 de agosto de 2019

CONTINUAÇÃO DA PREPARAÇÃO


Continua a preparação das equipas para o Mundial. Com base nos pontos de ranking da World Rugby o prognóstico aponta para vitórias caseiras nos jogos entre estas quatro equipas europeias, mas tudo poderá ser diferente de acordo com a formação das equipas que os responsáveis pretendam fazer. alinhar. Porque não basta, para uma prova da dureza de um Mundial, ter 15 jogadores preparados e alinhados com os conceitos do modelo-de-jogo.

Embora sem o seu abertura e especial playmaker Saxton, lesionado, será curioso ver como se apresentará a Irlanda e que desenvolvimento do seu modelo nos mostrará. Do lado da Inglaterra teremos, muito provavelmente e de novo o duo Ford/Owens num tandem de playmakers e utilizadores do jogo-ao-pé — o guru desta área, Dave Alred, diz que quem não souber utilizar o jogo-ao-pé de uma forma tacticamente adequada, não ganhará o Mundial.

A repetição do jogo entre escoceses e franceses tem, para além da continuação da disputa do 7.º lugar do ranking, o interesse de nos mostrar o nível de consolidação do modelo-de-jogo da era Galthié. E muito mudou, desde a organização defensiva — os pontas alinham com os centros e o três-de-trás é constituído pelo nº8 (no centro) e pelo defesa e abertura nos corredores laterais, recorrendo ao formação como responsável pela captação de pontapés curtos ou rasteiros — até às combinações atacantes que exigem a cada jogador uma melhor leitura do que se passa na sua frente e uma imediata decisão adaptativa — ou seja, uma espécie de combinação de um primeiro movimento de jogadores para, num segundo tempo, aparecerem os penetradores com linhas de corrida de acordo com o movimento dos defensores. Veremos se encontrarão as sintonias necessárias evsebresultará tão bem como aconteceu em Nice, agora contra uma equipa que, para além de se encontrar prevenida, precisa da vitória para levantar a moral depois de uma dura derrota.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores