sexta-feira, 25 de setembro de 2020

COMEÇA HOJE A DIVISÃO DE HONRA 2020/2021


Começa hoje o Campeonato Nacional 2020/2021 da Divisão de Honra de Rugby. Modalidade de óbvio alto risco de transmissão infecciosa, o rugby só pode ser jogado com uma cuidada organização de ambiente sanitário que não é fácil de implementar e que exige comportamentos dos directamente envolvidos muito rigorosos. E tratando-se de uma modalidade de cariz amador, não sendo, portanto, possível a criação - à semelhança dos profissionais - de bolhas protectoras que evitem contactos entre a realização dos testes e o início de cada jogo, a garantia de total protecção não é possível. Sendo assim pode perguntar-se: porquê então correr tantos riscos?


O jogo de rugby que conhecemos, o que é de alto risco, só será jogado pelos seniores dos principais clubes - para os outros haverá uma das diversas variantes possíveis de menor ou quase nenhum risco - por uma razão: existem compromissos internacionais - o primeiro jogo internacional será a 15 de Novembro contra a Espanha, em Madrid - que obrigam a preparar adequadamente uma selecção nacional. Aliás saiba-se que a selecção espanhola tem estado em estágio tipo bolha e que irá realizar dois testes com o Uruguai antes do confronto com a nossa equipa nacional.


Para poderem jogar os jogadores serão testados por PCR até 48 horas antes dos jogos a disputar e recorrerão a testes rápidos antigénio pouco tempo antes de cada jogo. Isto é o que de momento se pode fazer - sem testes rápidos o desporto amador aumenta o seu factor de risco - mas, mesmo assim, não estou muito optimista.


Primeiro porque, disse-o hoje a drª Raquel Guiomar na habitual conferência de imprensa da Direcção-Geral de Saúde sobre o actual estado do país frente ao COVID-19, os testes rápidos antigénio ainda estão em exame para se saber da sua fiabilidade. Principalmente, ao que percebi, porque têm dificuldades no reconhecimento quando lidam com o inimigo público nº1 que são os assintomáticos. O que significa que a garantia sanitária para os jogadores séniores pode não ser suficientemente elevada. Depois porque, sendo amadores, os jogadores têm a sua vida própria que os pode obrigar a contactos não controlados e... podem, mesmo sem o saberem, ficar infectados...


Ou seja, ficaria mais descansado se o campeonato se iniciasse apenas quando a Direcção-Geral de Saúde considerasse que os testes rápidos antigénio corresponderiam às necessidades.


No entanto e dados os factos, que haja a sorte necessária à protecção dos que entrarão em campo. Mas, nestas circunstâncias, que vai ser preciso sorte, vai. Basta lembrar o quotidiano de infectados...


Independentemente das consequências e olhando numa perspectiva optimista, a Federação esteve muito bem e uma vez que os jogos se desenrolarão sem público espectador, em possibilitar através da sua televisão - RugbyTV - a visão generalizada da totalidade dos jogos da Divisão de Honra ( clicar aqui. http://www.fpr.pt/news-detail/10066699/ ). E uma vez que existirão vídeos de todos os jogos seria bom que fossem para iniciar uma base de dados estatística que nos permitisse conhecer mais profundamente as características do jogo português ao seu melhor nível.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores