Qualquer que venha a ser o resultado final do jogo, os jogadores portugueses que entrem em campo com a camisola de Portugal, não mais esquecerão este dia e este jogo: um jogo com o 1º do ranking mundial da World Rugby e actual Campeão Mundial. Aconteça o que acontecer, não é esquecível!
A equipa sul-africana apresenta-se com 7 estreias internacionais e a portuguesa com 3 alterações nos 23 convocados em relação ao último jogo contra a Namíbia e com a estreia internacional de Nicolas Fernandes.
A tarefa dos Lobos — num jogo a 1395 metros de altitude na cidade de Bloemfontein, “The City of Roses” — não vai ser fácil, nomeadamente nos confrontos entre os dois blocos de avançados e o resultado pode, naturalmente e de acordo com o algoritmo utilizado, atingir uma diferença de pontos da ordem da meia-centena. Mas, sendo o resultado final correspondente a uma derrota portuguesa, existe a vantagem — dada a diferença de pontos de ranking superior a dez — de que Portugal não perderá pontos de ranking. E, se por acaso a vitória acontecesse, Portugal conquistaria entre dois e três pontos de ranking de acordo com uma diferença inferior ou superior a 15 pontos de jogo como se pode ver na tabela exposta.
Com valores de Quotas de Sucesso ou de Pontos muito próximos, chama-se a atenção — para que não se pense ser possível qualquer aproximação entre as duas equipas — para a média publicada de ambos os factores de pontos e de posiçao dos adversários das duas equipas — e logo se verifica que os adversários dos sul-africanos são de nível superior àqueles que defrontaram a equipa de Portugal. Seja como fôr, um jogo a vêr, que nos permitirá perceber até onde podem chegar os nossos pontos fortes e quais os prejuízos reais dos nossos fracos. Que seja um jogo interessante!
Nos jogos restantes desta Janela de Julho os vencedores parecem encontrados à partida. No entanto estes jogos servem para perceber qual o nível atingido pelas equipas de mais baixa posição — sendo algumas delas adversários próximos de Portugal na qualificação para o Mundial.