sábado, 14 de agosto de 2010

PILAR MEDE-SE NA FORMAÇÃO

Os dois pilares internacionais portugueses – Jorge Segurado e João Júnior – decidiram ir tentar a sua sorte no estrangeiro. Estão ambos no norte de Inglaterra e no mesmo clube: Luctonians Sports Club da II divisão regional.

Embora saiba que, pelo menos por agora, nenhum dos dois teria lugar em qualquer equipa, francesa ou britânica, de topo e mesmo duvidando da sua capacidade para, de imediato, entrarem em equipas do nível da ProD2 francesa, o facto de irem jogar para uma equipa que disputa um campeonato inglês de 4º nível não me terá parecido uma boa solução.

Falei com Murray Henderson, antigo treinador do pack da selecção e responsável pela ida de ambos, e pedi-lhe para explicar o seu ponto de vista sobre as vantagens da transferência. A resposta foi directa e elucidativa: “naquele nível de campeonato as formações ordenadas são uma constante; cada um deles fará por jogo um enorme número e no final do ano isso representará uma experiência impossível de igualar ou conseguir em Portugal.”

Não é má perspectiva para quem tem já, como eles, capacidades de movimentação que os colocam, nesse campo, como jogadores interessantes, mas a quem faltará – imperdoável num primeira-linha – a componente principal da posição que se traduz no traquejo e domínio da formação-ordenada. Ao que sei, jogarão este fim-de-semana. Pode ser o início de uma interessante experiência com boas vantagens para o rugby português internacional.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores