sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

DEFESA? ATAQUE? EQUIPA!

“Os guerreiros hábeis dos tempos antigos começaram por acautelar a possibilidade de serem derrotados, tornando-se primeiro invencíveis, e depois esperavam a oportunidade adequada para derrotar o inimigo.” Sun Tzu
É corrente dizer-se que “o ataque ganha jogos e a defesa campeonatos”. O que é diferente de colocar a tónica na defesa, afirmando que ela ganha jogos. O conceito vem do basquete americano – onde por norma o ataque marca e o resultado pode depender tão só de uma defesa capaz de impedir um ou outro cesto – ou do futebol americano que muda de equipa para cada situação de luta directa (e métrica) pela conquista de terreno. No caso do rugby – modalidade colectiva de combate organizado para a conquista de terreno mas que mantém os mesmos jogadores para as diversas tarefas  a questão da defesa – impedindo a eficácia do ataque e procurando recuperar a bola – tem uma enorme importância. Mas, se o ataque não marcar, a defesa garante o quê? vitórias? campeonatos? Garantido é que a boa defesa garante o que o ataque consegue.

“A defesa é, por natureza, mais forte do que o ataque.” ditou Clausewitz. O que obriga a que o ataque se tenha de municiar de processos com a sofisticação estratégica necessária para alterar essa natureza das coisas. Como sejam:
- conhecer os pontos fortes e fracos de ambas as equipas
- saber impor o forte ao fraco adversário
- obrigar a defesa a ocorrer a várias frentes
- diminuir o tempo de adaptação e retirar a defesa da zona de conforto
- continuar o movimento
E para que seja possível garantir que a eficácia ofensiva seja tacticamente capaz de encontrar as formas de ultrapassar a organização defensiva adversária, explorando colectivamente os desequilíbrios criados, é preciso poder surpreender os defensores. Porque, e de novo com Clausewitz: 
“A surpresa é o princípio mais eficaz para obter a vitória.”
Defesa e ataque articulam-se num sistema que exige alterações significativas – não necessariamente aparatosas – para se desequilibrar. Cito Lorenz na teoria do caos: “Pequenas alterações em sistemas dinâmicos podem ter consequências imprevisíveis.”
A defesa ganha jogos? Ganha, se o ataque garantir os pontos que coloquem a equipa à frente do adversário...

O rugby, se jogado de acordo com os seus Princípios Fundamentais, pode ser um enorme divertimento. Principalmente se cumpre o objectivo para que foi criado: marcar ensaios!

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores