sábado, 30 de março de 2013

O MITO DA DEFESA GANHAR JOGOS

Não passa de um mito essa estória de que os jogos se ganham na defesa. Não ganham e a razão é elementar: a defesa não marca pontos e para ganhar é preciso marcá-los. No mínimo mais um do que o adversário.

Para ganhar é preciso saber atacar, saber utilizar a bola, saber atacar a defesa, descobrindo-lhe os pontos fracos e explorando os desequilíbrios conseguidos. E ser suficientemente rápido para não permitir que os defensores recuperem das suas situações de inferioridade. Atacar eficazmente não é fácil mas é decisivo para garantir vitórias.

É um facto que as defesas, com organizações muito seguras, estão cada vez mais difíceis de ultrapassar. Mas ainda não conseguem o milagre de marcar pontos. Mesmo se uma boa defesa possibilita uma maior recuperação de bolas, ainda é necessário garantir a transformação de defensores em atacantes, isto é, realizar uma alteração de forma: de organização e de acção.

É óbvio que também não é possível - porque o adversário também terá posse da bola - jogar só baseado no ataque. É preciso ter uma defesa que, no mínimo, não deixe o adversário quebrar demasiadas vezes a linha defensiva e que, na melhor das hipóteses, consiga recuperar a bola.

O mito de que as defesas garantem a vitória amplia-se na ignorância do ataque.

Para que o ataque seja eficaz e se possa sobrepôr à defesa, é preciso que se cumpram os princípios que o objectivam: jogar em cima da defesa, explorar os pontos fracos, atacar os intervalos, ser capaz de apoiar em profundidade, de garantir o movimento da bola no tempo justo e saber alternar de acordo com o movimento da defesa adversária. Tudo feito colectivamente.

Rugby é um jogo de ataque - vem nos livros e resulta dos princípios que o formatam: absoluta necessidade de conquistar terreno porque a bola não é passável para a frente. A defesa é uma componente do jogo que tem a importância de impedir o adversário de marcar pontos - mas que só consegue ganhar jogos se o ataque, marcando, o permitir.

Ganha quem ataca bem e não defende mal.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores