terça-feira, 5 de março de 2013

CDUL:DUAS TAÇAS SÉNIORES

Os seniores do CDUL ganharam as duas Taças de Portugal em disputa. Sem grande valia técnico-táctica no jogo dos mais velhos - continua a mostrar-se difícil a exploração dos desequilíbrios conseguidos com a ultrapassagem da Linha de Vantagem, quer seja pela incapacidade técnica de disponibilização da bola tão rápido quanto a concentração é feita, quer ainda pelo facto dos jogadores exteriores receberem a bola parados e, só depois de terem a bola nas suas mãos, tentarem atacar intervalos. E, fazendo assim, as defesas terão sempre vantagem e o jogo perde continuidade.

Nos sub-21houve alguma melhoria neste aspecto - volta não volta lá apareciam jogadores lançados em corrida a receberem a bola em cima da defesa e já com a linha de corrida directa ao intervalo defensivo, mas o progresso não é suficiente para se acreditar que o caminho estará a ser capazmente percorrido. E competirá aos treinadores fazê-lo e tão rápido quanto possível como forma de desenvolvimento de capacidades para o confronto internacional.

Mas se não houver uma maior exigência neste aspecto do jogo - libertação da bola sobre o contacto, jogadores lançados e capacidade de realizar passes de comprimento razoável à máxima velocidade - o nosso rugby ficará, internacionalmente, dependente de encontrar avançados de gabarito idêntico aos nossos adversários - o que não é fácil.

A dupla vitória do CDUL demonstrou a capacidade do clube no domínio competitivo sénior, mostrando cerca de uma meia centena de jogadores capazes de ocupar as diversas e diferentes posições que o jogo exige e fazê-lo de forma competitivamente eficaz. O que demonstra um bom trabalho interno. Parabéns!

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores