sexta-feira, 13 de março de 2020

A MEIO DA CORRENTE - JOGO ADIADO


Naquele que parece ser o único jogo internacional de rugby que se realiza no espaço europeu, Gales, em Cardiff, tem a oportunidade de fechar a época com uma vitória. É pelo menos isso que dizem os diversos prognósticos.
Vencedor do Torneio do ano passado, Gales não conseguiu, este ano, mais do que uma vitória contra a Itália. Provavelmente este decréscimo de eficácia galesa é motivado pela mudança de treinador que, embora sendo ambos neozelandeses, têm entendimentos distintos da organização estratégica do jogo.
De facto a equipa de Gales parece estar a meias-águas entre o conceito "warren-ball" de Gatland onde cada jogador tinha um papel previamente definido a partir de uma defesa muito bem estruturada —onde o, agora ligado à França, Shaun Edwards foi elemento-chave do sucesso — num plano de jogo de poucos riscos mas fisicamente poderoso  e o conceito mais aberto, mais arriscado e de maior movimento de Wayne Pivac que obriga a que cada jogador tenha uma melhor leitura do posicionamento e intenções defensivas do adversário, que perceba as intenções dos companheiros por percepção de um gesto ou de posição corporal e, assim, tome as decisões adequadas à eficácia pretendida, assente na continuidade do movimento e no aproveitamento dos espaços libertos.
Na realidade este retorno à continuidade da tradição do jogo galês que durante anos nos encantou ainda está longe da total assimilação por parte dos jogadores como ficou bem demonstrado nas dificuldades patenteadas contra defesas que, à distância de 5/6 metros da linha de ensaio, se conseguiram impor às tentativas de colisão dos avançados galeses. E os espaços livres, para movimentos de passes com boa capacidade técnica, com linhas de corrida dirigidas para o interior e com manobras a fixar defensores, estavam lá. Mas não foram aproveitados...
É tudo uma questão de tempo. E o que se viu nos Saracens deste mesmo Pivac faz acreditar que este retorno ao jogo expansivo e vibrante — o recente e espectacular ensaio contra a Inglaterra ainda está na memória de todos — será uma realidade próxima.
Pode ser que comece já amanhã.

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA - O jogo Gales- Escócia foi adiado

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores