sexta-feira, 5 de novembro de 2021

PORTUGAL FAVORITO CONTRA O CANADÁ

 De acordo com os valores e classificação do actual Ranking da World Rugby, os Lobos, neste 5º jogo que irão disputar com o Canadá, amanhã sábado, no CAR Rugby do Jamor e apesar das quatro derrotas anteriores, são favoritos à vitória com uma previsão de diferença, como se pode ver no quadro abaixo, por 16 pontos de jogo.

E se o prognóstico contraria absolutamente o último resultado entre os dois países, em Lisboa e em 2013 com 52-13 favorável aos canadianos que marcaram 7 ensaios, 4 transformações e 3 penalidades contra 1 ensaio e uma penalidade do lado de Portugal, também acontece que antes do início da pandemia os prognósticos dariam para um jogo em casa uma vantagem para Portugal por 3 pontos para, um ano depois, a vitória continuar a ser portuguesa, agora por 6 pontos. 

Entretanto e apesar de duas das derrotas canadianas terem sido contra a Inglaterra e o País de Gales — que pela distância de pontuação do ranking ser superior a 10 pontos não tiveram qualquer influência no seu posicionamento que, aliás, já era inferior a Portugal — as outras derrotas foram contra os Estados Unidos e o Chile, resultados que valeram ao Canadá ficar fora do apuramento para o Mundial 2023.

Por outro lado Portugal conseguiu nos seus últimos 5 jogos internacionais 3 vitórias por números que, para além do valor da vitória em casa do adversário, ainda acrescentaram os bónus de vitórias superiores a 15 pontos de jogo. Daí que o algoritmo, que não pondera mais nada para além da objectividade dos valores, não estando errado no favoritismo que concede aos Lobos pode também não estar longe da actual diferença entre as equipas. Veremos amanhã...

Desde que Portugal vença, seja por que resultado fôr, só subirá um lugar no Ranking se a Roménia perder, em casa, com o Uruguai. Perdendo, Portugal só perderá um lugar na classificação se a Espanha — o que se mostra muito improvável — vencer Fiji. 
Nos restantes jogos deste fim‑de‑semana e em que o nosso próximo adversário, o Japão, defrontará a Irlanda com o prognóstico de uma derrota pela diferença de 19 pontos de jogo, haverá ainda um França-Argentina — vaticínio de vitória francesa por 12 pontos e um, provavelmente muito interessante, Escócia-Austrália com o prognóstico de vitória australiana por 6 pontos de diferença.
A contar para a nosso grupo de apuramento do Mundial e, portanto, com todo o interesse para Portugal, os Países Baixos recebem a Rússia e são dados como favoritos com uma vitória por 3 pontos de jogo de diferença. E se assim acontecer significará que diminuirá o número de equipas candidatas ao 2º lugar que permitirá o apuramento directo.
Outro jogo a ter em conta será o Gales que depois da enorme derrota — pesem todos os jogadores (7 para além de mais 6 lesionados — a que se juntaram o capitão Alun Wyn Jones e Ross Moriarty ) com que não puderam contar — contra os sul-africanos (podendo agora contar já com alguns, como Dan Biggar, Nick Tompkins ou Rees-Zammit, dos que jogam na Premiereship) quererão demonstrar que a sua realidade é superior à imagem que nos deixaram e tudo farão para obter um resultado mais de acordo com o seus pergaminhos.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores