quinta-feira, 24 de março de 2022

FRANÇA, COM GRAND-SLAM, VENCE O 6 NAÇÕES 2022

 Dados fundamentais desta última jornada:

- ao vencer a Inglaterra por 25-13, a França venceu o Torneio das 6 Nações de 2022 com cinco vitórias realizando o Grand-Slam e ultrapassando os AllBlacks no ranking da World Rugby para ocupar o 2º lugar depois do 1º lugar da África do Sul. Com estes resultados a França afirma a posição de principal candidato ao título do Mundial 2023 que se realiza em França.

- a Irlanda, vencendo a Escocia por 26-5, conquistou um troféu caro aos britânicos, a Triple Crown.

Sendo estes resultados previsíveis como se verifica no quadro, a grande — enorme mesmo — surpresa está na vitória, em Cardiff, da Itália sobre Gales por 22-21. Resultado que, fora um ou outro italiano mais optimista, ningúem, seguramente, apostava  — mas aconteceu com uma notável jogada no último minuto com uns imparáveis 60 metros de corrida e fintas, por parte de Ange Capuozzo, jogador de 22 anos do Grenoble, que entregou a bola a um exausto Padovani a quem um empurrão de galês Moriarty deu asas para apanhar a bola e marcar no meio dos postes.

Esta surpreendente jogada final permitiu duas bonitas atitudes de desportivismo.


O galês Josh Adams — com uma placagem no limite a evitar um ensaio adversário e a marcação de outro para a sua equipa — foi, a cerca de 5 minutos do final,  nomeado “Homem do Jogo”. Com a jogada feita por Capuozzo, Adams entendeu que o “Homem do Jogo”, pelo grau de execução e pela consequência, deveria ser o italiano. E foi entregar-lhe a medalha recebida. Que não, que agradecia muito o gesto que o maravilhava, mas que não ficaria com a medalha, ficando na memória da sua vida este gesto de Josh Adams, disse-lhe. E assim terminou o surpreendente jogo com dois gestos de alto desportivismo significantes daquilo que é educação e formação desportivas. Dois gestos exemplares do valor do Desporto numa prova do mais alto nível de rendimento desportivo a significar que o desportivismo pode e deve ser universal.

Arquivo do blogue

Quem sou

Seguidores